PSD defende candidatura da Citânia a Património Mundial
O PSD defende a candidatura da Citânia de Briteiros a Património Mundial da UNESCO.
Numa intervenção na Assembleia Municipal, André Ferreira defendeu que o Município deve promover e integrar a Citânia de Briteiros numa rota turística do Concelho.
O representante do PSD lamentou que a Citânia de Briteiros não seja servida pela rede de transporte público e defendeu a sua integração "em pacotes turísticos e roteiros históricos e culturais, promovidos por operadores turísticos nacionais e internacionais".
"A Citânia deve integrar com outros sítios arqueológicos e históricos um roteiro mais amplo. Deve ainda ser um monumento classificado e pensamos que reúne condições para uma candidatura a Património Mundial e se não quiserem ser tão ambiciosos, devem candidatar a Citânia a Património Europeu", salientou.
Na resposta, o Presidente da Câmara disse estar de acordo com o representante do PSD.
Domingos Bragança começou por relatar que "a Citânia de Briteiros é um monumento arqueológico nacional de valor excepcional". Ainda de acordo com o Edil, a Câmara está a trabalhar com a CCDRN, entidade que é agora responsável pela cultura, "uma candidatura regional para implementar um conjunto de melhorias na Citânia".
Quanto à proposta de candidatar a Citânia a Património Mundial Domingos Bragança afirmou que "podemos trabalhar isso", sublinhando a ideia de que "temos a Citânia como um dos maiores bens de Guimarães, isso não há dúvida alguma".
Marcações: Citânia de Briteiros