Vítor Oliveira apresentou 10 medidas para pôr «Guimarães Primeiro»

images/fotoarquivo/2018/politica_ps/vitor_oliveira_apresentao.jpg

Vítor Oliveira apresentou publicamente a sua candidatura à liderança do PS de Guimarães. Numa sessão realizada no Largo de Donães, o candidato apresentou 10 medidas "realistas" para os dois anos de mandato.

Desde logo, uma aposta na "militância participativa activa", abertura regular da sede com funcionamento de um Gabinete de Apoio ao Autarca, com uma equipa "preparada e conhecedora dos dossiês"; a criação de uma Academia Socialista que aposte na formação dos militantes tendo em vista a formação de quadros. Vítor Oliveira pretende ainda realizar anualmente um Fórum Anual de Guimarães que se abra à sociedade civil para debate de assuntos da actualidade, numa espécie de Conselho Consultivo da Concelhia. No rol de propostas eleitorais, propõe descentralizar as reuniões da Comissão Política pelas freguesias do Concelho e apostar na articulação e cooperação institucional com os órgãos políticos do Município. Vítor Oliveira promete ainda criar a figura do Provedor Socialista tendo como objectivo "estabelecer a ligação" entre a direcção do Partido e os seus autarcas. Acresce a aposta na criação de um acervo digital e criação de um Jornal do PS.


Na sua intervenção, Vítor Oliveira destacou a importância da Concelhia que "é uma das maiores do País que com os seus mais de 4.500 militantes traduzem uma "responsabilidade maior" que obriga os socialistas de Guimarães a ter "uma nova forma de fazer política"

"Temos de dar o exemplo. E também por isso é que decidimos convidar para esta apresentação os dois candidatos publicamente conhecidos às eleições. Se é a bandeira do PS que está em causa, então faz todo o sentido que assim seja. Connosco não há candidaturas inimigas ou rivais", salientou.
Na sessão de apresentação, Adelina Paula Pinto assumiu a condição de primeira subscritora da moção «Guimarães Primeiro». A vice presidente da Câmara agradeceu a "honra e o privilégio, mais ainda pela qualidade da moção, pelo seu pragmatismo e porque aponta bem as prioridades".


Adelina Pinto elogiou o candidato e os seus "oito anos de proximidade com as pessoas com uma necessidade intrínseca de ajudar as pessoas".
"Apoio a sua candidatura porque é uma candidatura que pretende construir, não aparece contra ninguém, é uma candidatura que quer dar os seus contributos, fortes, a um PS local que precisa de reflectir e evoluir, adaptando-se a um novo mundo", destacou. E acrescentou: "⁠não nos enganemos, toda esta pressão que se sente à volta da candidatura à Concelhia justifica-se pelas eleições em 2025! E aqui a Comissão Política, saída destas eleições, terá a decisão nas mãos, pelo menos a decisão que irá à ratificação dos restantes órgãos do partido".


Recorde-se que Vítor Oliveira defende a candidatura de Adelina Paula Pinto à Câmara nas autárquicas do próximo ano.
Na sessão de apresentação da candidatura de Vítor Oliveira marcaram presença cerca de duas centenas de pessoas, nomeadamente os presidentes das juntas de Azurém e S. Cristóvão de Selho e os antigos autarcas de Creixomil e S. Cristóvão de Selho, respectivamente, José Martins e Francisco Ribeiro.


Marcações: Vítor Oliveira

Imprimir Email