Oposição quer medidas para simplificar e alargar acesso ao transporte público

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/Empresas/guimabus-6.jpg

O vereador do PSD Ricardo Araújo defendeu a adopção de medidas capazes de simplificar e ajustar a oferta do transporte público de passageiros às necessidades das pessoas.

Após quase dois anos e meio desde o início da concessão, a Oposição considera que é possível fazer mais "no sentido de "melhorar a frequência, os horários e as rotas de abrangência do serviço", bem como a "simplificação no acesso às medidas de redução tarifária» para os cidadãos".

Actualmente, apontou, "o serviço de transportes públicos não chega a todo o Concelho, discriminando alguns cidadãos, pelo que se torna fundamental alargar esta oferta,
realizar ajustamentos nas rotas disponíveis que permitam uma maior cobertura do território e aumentar a frequência desta oferta".

Numa intervenção feira na reunião do Executivo realizada no passado dia 6 de maio, Ricardo Araújo entende que o Município tem de envidar esforços para "a simplificação no acesso às medidas de redução tarifária para os cidadãos que utilizam os transportes públicos" e melhorar a comunicação, de forma a que as pessoas beneficiárias dessas reduções possam aceder com facilidade às medidas em vigor.

Para o vereador do PSD, todas aquelas medidas "são fundamentais para que exista um serviço efectivo de qualidade, que sirva bem os cidadãos, para que exista fiabilidade e para que este importante serviço possa efectivamente chegar ao maior número possível de lugares e pessoas do nosso Concelho, para que, por esta via, seja também mais fácil aumentar a utilização do transporte público».

Considerando que é preciso efectuar "uma reavaliação do serviço», com o objectivo de aumentar a oferta de horários dos autocarros, aumentar as rotas e as áreas de abrangência, já que existem locais do Concelho aos quais o serviço de transporte público de passageiros não chega, Ricardo Araújo lembrou a importância da gratuitidade dos transportes públicos "para os jovens até aos 30 anos de idade e para toda a população sénior com mais de 65 anos de idade», proposta já anteriormente apresentada pela coligação «Juntos Por Guimarães» e rejeitada pelo PS em reunião do executivo municipal.

Na reacção, o Presidente da Câmara destacou a melhoria do serviço público de transportes no Concelho ao abrigo da nova concessão. "O serviço está a ser bem conseguido", avaliou. "O transporte público em Guimarães teve um salto enorme em quantidade e qualidade, agora é preciso sempre melhorar. Vamos acrescentar o transporte flexível. A Vitrus está num processo de aquisição de três viaturas eléctricas para esse serviço, assegurando o transporte de pessoas onde não chega o serviço regular, nas zonas de baixa densidade e no período nocturno. É um processo que está a andar. Gradualmente tentaremos que a gratuidade seja implementada. Estamos a apoiar a redução tarifária, aproveitando os incentivos e o programa do Governo. É um processo em que estamos a trabalhar nisso para que esses objectivos sejam conseguidos porque merecem o consenso total", reagiu Domingos Bragança.

*Texto publicado na edição de 8 de maio, do jornal O Comércio de Guimarães.

 

Marcações: reunião camarária

Imprimir Email