Paulo Lopes Silva quer "unir" o PS de Guimarães para renovar a maioria em 2025
Na apresentação da sua candidatura à Concelhia de Guimarães do PS, Paulo Lopes Silva disse que o seu objectivo é "unir o PS e renovar a maioria para a Câmara" em 2025.
"Tenho dificuldade em esquecer que no dia da primeira reunião de Câmara deste mandato, fomos confrontados, com o anúncio de uma candidatura à estrutura concelhia que se propunha a preparar no imediato 2025. Como podíamos começar a preparar 2025, no primeiro dia de quatro anos para concretizar o programa eleitoral que tinha acabado de ser sufragado por reforçada maioria?", afirmou. E acrescentou: "Ao longo dos últimos dois anos, não houve capacidade de unir, e deixaram-se atrasar processos absolutamente prioritários que, esses sim, deviam ter corrido no Partido".
Salientando que nunca como hoje o PS esteve tão desunido e que "não pode haver o PS do Partido e o PS da Câmara" , Paulo Lopes Silva prometeu calcorrear o Concelho para ouvir e discutir com todos para ter um Partido unido e "uma concelhia com voz no Distrito e País" e "sem arrastar os pés".
Lembrando que "somos a maior concelhia do PS", considerou que o tempo actual é desafiante e, por isso, prometeu trabalhar para honrar o legado autárquico do PS e renovar a maioria absoluta em 2025, "com unidade e compromisso".
"Chegou o momento. Esta é a hora de, com pés e cabeça em Guimarães, construir 2025, com todos e para todos. Vamos substituir o eu pelo nós. Vamos terminar com o nós e eles, dentro de portas", afirmou prometendo que "a desunião será substituída pela unidade".
Paulo Lopes Silva anunciou a realização do Fórum do Futuro, em Setembro, prometeu retomar as jornadas parlamentares e realizar pelo menos um plenário por ano para auscultar os militantes.
Na sessão usou da palavra o coordenador da moção «Unidade e compromisso». José João Torrinha salientou as qualidades do candidato que considerou um tribuno de excelência, um homem sério, humanista e humilde, um político competente e dedicado e um jovem suficientemente experiente para os desafios.
A presidente da Junta de Ronfe apresentou a sua candidatura à estrutura de Guimarães das Mulheres Socialistas. Adelaide Silva falou de um espírito de missão que, com o apoio de Domingos Bragança, quer concretizar um projecto que pretende ouvir todas as mulheres, sublinhando a ideia de que "não existimos para cumprir cotas".
Na sessão marcaram presença o antigo presidente da câmara, Manuel Ferreira, os antigos presidentes da Assembleia Municipal, Handel de Oliveira, José Lopes e António Mota-Prego, os antigos vereadores António Castro, e César Machado, as vereadoras Sofia Ferreira e Paula Oliveira, Armindo Costa e Silva, Miguel Oliveira, o vice presidente da JS, Rui Almeida, e os presidentes de junta de Polvoreira, Moreira de Cónegos, Mesão Frio, Brito, Infantas, Urgezes, Serzedelo, Gondar, Lordelo, Pinheiro, Prazins - Corvite, entre outros, para além de muitos outros militantes.
Às eleições realizam-se em Julho em dia a designar.
Marcações: Paulo Lopes Silva, Adelaide Silva