CDU insiste na ligação ferroviária entre Guimarães e Braga

images/fotoarquivo/2018/politica_pcp/cdu_ordem_engenheirosjpg.jpg

O Grupo Parlamentar do PCP insiste com proposta de ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães no âmbito da discussão do Orçamento do Estado 2024.

Em comunicado, o PCP dá conta de uma reunião que manteve com a Delegação Regional de Braga da Ordem dos Engenheiros onde foram abordadas as questões da mobilidade, oferta de transportes públicos e expansão do transporte ferroviário.
Na reunião, a delegação da CDU "expôs as suas preocupações relativamente ao facto de, apesar das exigências das assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos, e também Fafe que, por proposta da CDU, aprovaram reclamar a ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães e a linha de concordância até Barcelos, ligando os quatro concelhos mais populosos da região, os respectivos presidentes de câmara têm vindo a defender falsas alternativas, nomeadamente ligações em formato BRT".

Recorde-se que a delegação do Norte da Ordem dos Engenheiros defendeu em Fevereiro passado a construção de uma linha de comboio directa entre Braga e Guimarães, fechando assim a malha do Quadrilátero, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos, se houver uma estação nas Taipas, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo. Segundo a Ordem, esta ligação sobre carris pode custar entre 400 ou 450 milhões de euros, menos de metade que os mil milhões que o Secretário de Estado das infraestruturas afirmou publicamente.
O potencial económico da região e dos concelhos do Quadrilátero Urbano, cuja população já ultrapassa os 600 mil habitantes, foi também destacado na reunião.
Na reunião foi ainda sublinhada a ausência de estudos técnico-financeiros sérios sobre a ligação ferroviária Braga - Guimarães que possam servir de suporte às decisões políticas, quer por parte do Governo quer por parte das câmaras municipais.

A delegação da CDU, composta por João Baptista, membro da Assembleia Municipal de Braga, Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Mariana Silva, da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, e por Belmiro Magalhães, da Comissão Política do Comité Central do PCP, foi recebida por Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros.


Marcações: CDU, Ordem dos Engenheiros

Imprimir Email