PSD de Guimarães: "Nelson Felgueiras não tem condições para continuar"
A Concelhia de Guimarães do PSD defendeu que o Vereador da Câmara de Guimarães Nelson Felgueiras não tem condições para continuar no cargo. A polémica nasceu após a notícia avançada no passado sábado pelo Jornal de Notícias, que envolve o vereador da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nelson Felgueiras, e a KTF - Associação de Desportos de Combate de Guimarães, onde lê-se que a KTF está a usar as suas redes sociais para angariar militantes para o Partido Socialista, a pedido de Nelson Felgueiras.
Em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, o presidente da concelhia e vereador do PSD, Ricardo Araújo, apontou que o vereador socialista perdeu a autoridade política. "No nosso ponto de vista, Nelson Felgueiras perdeu a autoridade política necessária para o exercício das suas funções. O perigo da sua continuação é contribuir para a degradação da imagem e da credibilidade das instituições. A Câmara Municipal tem de estar acima de qualquer suspeita e os titulares tem de estar acima deste comportamentos e casos. Uma pessoa que é responsável política por determinada área e que pede a um dirigente para qual tem responsabilidade política e da comissão de apoios financeiros para angariação de apoios para o partido socialista não tem condições para continuar a exercer essas responsabilidades. A continuidade só contribuirá para degradação institucional do municipio", sustentou.
Ricardo Araújo pediu ainda explicações ao presidente da Câmara de Guimarães e ao presidente da concelhia do PS, afirmando que o caso "não pode passar pelos pingos da chuva", pois é "demasiado grave". "Aquilo que está reproduzido exige uma explicação dos diferentes intervenientes políticos. O Partido Socialista e o Presidente do Município devem uma explicação à população de Guimarães. Se compactua com esta forma de agir, se mantém a confiança política em Nelson Felgueiras e se, em democracia, considera que esta é a forma legítima, transparente e clara de angariação de militantes dos partidos políticos, neste caso do PS", apontou.
O presidente da concelhia social-democrata sustentou que já passou tempo suficiente para Nelson Felgueiras desmentir a notícia. Como tal não aconteceu, Ricardo Araújo disse que parte do princípio que os factos relatados são verdadeiros. O PSD de Guimarães acrescenta que na próxima reunião de Câmara vai entregar um requerimento para a consulta do processo de atribuição dos subsídios da candidatura da KTF.
Recorde-se que a polémica nasceu de uma mensagem oriunda da Associação de Desportos de Combate KTF que beneficiou de apoios municipais, em duas épocas de 35 mil euros, por proposta de Nelson Felgueiras, onde estimula a adesão ao PS pelo seu desempenho enquanto vereador.
Na mensagem, o presidente da KTF refere o seguinte: “vamos ajudar quem merece e nos tem ajudado"; “o vereador do Desporto precisa um pouco da nossa ajuda como tem ajudado no que pode, cabe agora tentarmos retribuir”.
Marcações: PSD de Guimarães, Nelson Felgueiras