Novo modelo de gestão do SNS defendido no debate promovido pelo PS de Guimarães

Álvaro Beleza, membro da Comissão Política Nacional do PS e Presidente da SEDES, e Luís Soares, coordenador do PS na Comissão de Saúde da AR, foram os convidados do PS de Guimarães, no debate sobre os desafios actuais e futuros do Sistema Nacional de Saúde.

Em comunicado, a Concelhia do PS referiu que "o encontro, moderado por Francisco Teixeira, culmina um trabalho de vários meses de auscultação, debate e estudo dos problemas da saúde em Guimarães e no país, e tem envolvido centenas de militantes do PS e especialistas e profissionais da área da saúde".

"Álvaro Beleza caracterizou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) como um dos melhores do mundo e que dá conta da sua dimensão ética e política pela sua capacidade de atender todos, de modo gratuito e universal. Apesar disso, defendeu a necessidade de medidas de uma nova gestão, mais flexível e centrada no cidadão que, de qualquer modo, defendeu, estão a ser implementadas com o novo modelo de gestão do SNS, coordenado por um Director Executivo e pela extensão nacional das Unidades Locais de Saúde. A propósito das Unidades locais de Saúde defendeu, ainda, que estas deviam chamar-se “Unidades Integradas de Saúde”, tendo, como terão, horizonte geográfico supraconcelhio", indica a nota de imprensa.

No mesmo comunicado, a Concelhia faz alusão a Luís Soares que defendeu "a importância da confiança nas instituições, da telemedicina e da literacia médica como instrumentos de uma gestão mais racional do SNS, sem os quais os cidadãos tenderão a desviar-se dos serviços públicos prestados".

No encerramento da sessão, o Presidente do PS de Guimarães, Ricardo Costa, manifestou que "a digitalização deve ser um desiderato essencial do desenvolvimento do SNS, mas numa lógica de gestão inteligente, suscetível de reduzir custos, melhorar e integrar verdadeiramente os processos e atos médicos e servir melhor os cidadãos, numa lógica de crescente complexidade médica, serviços médicos tecnológicos mais desenvolvidos e maiores e melhores cuidados primários e hospitalares".

Foto: PS de Guimarães

Marcações: Serviço Nacional de Saúde, PS de Guimarães

Imprimir Email