Processo da Unidade de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães é «um desincentivo ao mecenato»

O vereador do PSD, Bruno Fernandes, questionou a maioria socialista sobre o processo de abertura da Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Senhora da Oliveira, agora apontada para Novembro pelo Primeiro Ministro, numa resposta a um requerimento apresentado pelo deputado André Coelho Lima.

Na reunião desta quinta-feira, o vereador social-democrata afirmou: "palavra dada, palavra honrada e o Sr. Presidente disse há 15 dias que a abertura ainda poderia acontecer em Outubro, hoje já são 27 de outubro e não me parece que vá acontecer até ao final deste mês".

"É incompreensível que se continue a falar do assunto por não estar ainda resolvido. Foi anunciado por sucessivos ministros da saúde e pelo presidente da Câmara", frisou Bruno Fernandes, considerando que o processo constitui "um desincentivo para o mecenato".

"Quanto vale a palavra de um membro do Governo e a palavra do Presidente da Câmara?", indagou.

Na reacção, o Presidente da Câmara foi peremptório: "Andei com três cardiologistas que são os autores deste projecto pelas empresas. Passaram três ministros. Não concordo nada com o que se passou!" "Não é bom para as pessoas que estão disponíveis para ajudar, para as empresas e para os particulares que fazem mecenato", concordou.

"Para mim, a Hemodinâmica é um assunto resolvido", afiançou Domingos Bragança, ao revelar que na próxima semana terá uma audiência com o Ministro da Saúde, vincando a sua convicção de que a Unidade de Hemodinâmica irá entrar em funcionamento. "Não há razões até para que não entre em funcionamento. Já devia estar a funcionar há três anos! Guimarães e Portugal precisam do mecenato".

O Presidente da Câmara adiantou que na reunião com o Ministro da Saúde irá abordar outras questões. "Há mais assuntos do Hospital da Senhora da Oliveira e da saúde em Guimarães que queremos resolver", disse durante a reunião, sem precisar quais as questões que levará para a audiência com Manuel Pizarro.

 

Marcações: reunião camarária, Unidade de Hemodinâmica

Imprimir Email