«Tramo segregado» entre a Variante de Creixomil e EN206 complementa projecto de prolongamento da Ecovia até Silvares
O Presidente da Câmara de Guimarães revelou, esta segunda-feira, que o prolongamento da ecovia até ao Parque de Ardão, em Silvares, deverá acompanhar o traçado da EN 206, na zona da Pisca, num projecto que será complementado com a criação de um «tramo segregado» da Variante de Creixomil.
Quase dois meses após a abertura do desnivelamento da rotunda de Silvares, Domingos Bragança assinalou que "a obra está muito bem conseguida", mas reconheceu o condicionamento existente na ligação entre a Variante de Creixomil e a rotunda, tendo apontado uma solução. "A entrada do trânsito local para Silvares será resolvida com o projecto que a Câmara está a fazer, concretizando a Ecovia ao longo da antiga EN 206, da zona da Pisca, em Creixomil, até ao Parque de Ardão. Ao fazermos essa ligação, faremos o projecto da segregação do trânsito da Variante de Creixomil a esta EN 206", afirmou o Presidente da Câmara, indicando que está em causa "um pequeno tramo da Variante de Creixomil à EN 206 que permitirá o desvio do trânsito alternativo".
"Será a mesma solução conseguida na ligação entre a rotunda de Mouril e a Variante de Creixomil. Poderá ser um pequeno tramo para evitar que o trânsito com destino a Silvares não entre na rotunda e associado à Ecovia. Queremos que a Ecovia da Cidade tenha ligação com a Ecovia do Ave e o ponto de encontro será no Parque de Ardão e seguirá o tramo da EN 206", explicou, ao detalhar, com pormenor: "a Ecovia da Cidade vai ser ligada à Ecovia do Ave através da EN 206 e construiremos em conjunto com esse projecto a ligação da Variante de Creixomil à EN 206 que será no limite, na confluência com a rotunda de Silvares, o que significa que o trânsito que vai para Silvares não necessitará de ir à rotunda e será desviado para a EN 206, num pequeno tramo, conforme fizemos na rotunda de Mouril para quem vem de Pevidém para entrar na Variante de Creixomil". "Ao fazermos a ecovia ao longo da EN 206 também fazemos este tramo, o projecto será o mesmo e resolverá o conjunto", considerou, anotando: "aperfeiçoar é sempre bom".
Para a concretização desta solução, continuou, "há autorizações que temos de obter e de adquirir terreno. Mas, fazemos um projecto conjunto". "Já fiz a proposta à Infraestruturas de Portugal", sublinhou Domingos Bragança, ao sustentar que "o ponto mais difícil do trânsito na Cidade de Guimarães é na Rodovia de Covas, na zona do Salgueiral". "Precisamos de um desnivelamento no Salgueiral", concluiu.
Marcações: reunião camarária, Ecovia, Variante de Creixomil, Parque do Ardão