PSD acusa PS de ser contra a descentralização
A maioria socialista que governa a Câmara de Guimarães é contra a descentralização de competências e meios para as juntas de Freguesia. A acusação é do líder concelhio do PSD de Guimarães. Rui Vitor Costa falava esta segunda-feira em conferência de imprensa sobre descentralização.Os social democratas de Guimarães lembram um conjunto de propostas sobre descentralização chumbadas pelo PS para concluir que os socialistas não querem ver as juntas de freguesia com mais meios e competências.
Rui Vitor Costa revelou que o PSD consultou alguns presidentes de junta que se manifestaram de acordo com a descentralização. "Mesmo autarcas socialistas que não assumem em público essa posição porque no PS a diferença de opinião é delito de opinião", afirmou Rui Vitor Costa.
O PSD reivindica ainda descentralização ao nível nacional, salientando a este propósito o seu incremento por força da lei 10 / 2003 de 13 de Maio. A este nível, o PSD fala da grande área metropolitana do Minho para acusar o PS sobre a sua postura. Os social democratas acusam a maioria socialista de se furtar ao debate e de se posicionar de forma frágil no processo particularmente no que diz respeito à sede da nova região.
"O que é surpreendente é o puxão de orelhas de Mesquita Machado ao PS de Guimarães", afirmou Rui Vitor Costa.
descentralizacao1 8-3-2004
De resto, o PSD considera que nesta questão da sede da futura área
metropolitana do Minho, o Presidente da Câmara de Braga deu aquilo que os
social democratas de Guimarães consideram ser um puxão de orelhas ao PS
de Guimarães.
Marcações: Política