Atraso na implementação de incentivos para os bombeiros voluntários do Concelho de Guimarães motivou intervenção do Vereador do PSD
Um ano depois da criação de um Regulamento com incentivos e benefícios sociais para atribuir aos Bombeiros Voluntários do concelho de Guimarães, ainda ninguém foi contemplado.
Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, confrontou a maioria socialista com o assunto, lamentando que só após ter feito uma visita às Associações Humanitárias de Guimarães e das Taipas tenham iniciados os procedimentos para que os voluntários tenham acesso aos incentivos aprovados por unanimidade. "Este regulamento foi publicado em Diário da República 27 de Junho de 2017, mereceu a nossa aprovação e permite a quem dá de si, sem nada em troca, ter um benefício", assinalou, presisando que "não tem um único aderente".
O representante do PSD assinalou que, em visitas realizadas às corporações do Concelho, "percebeu-se que os bombeiros estão ansiosos que o mesmo seja implementado", acrescentando que teve conhecimento que "após dois dias", dessas deslocações a Autarquia iniciou os procedimentos necessários.
Na reacção, a Vereadora responsável pela Protecção Civil, Sofia Ferreira, realçou a articulação que existe entre o Município e as duas corporações de bombeiros do Concelho, assegurando que os serviços aguardam a recepção dos documentos solicitados para que os benefícios sejam concedidos aos bombeiros voluntários.
No final da reunião do Executivo, o Presidente da Câmara, garantiu o empenho para que o Regulamento seja efectivamente implementado, reconhecendo que mais de um ano após a aprovação do Regulamento, "é muito tempo sem que os bombeiros voluntários tenham acesso aos respectivos benefícios". "Vou saber o que está a bloquear a implementação, porque os bombeiros merecem toda a nossa gratidão e admiração. Quero que esse Regulamento seja implementado o quanto antes", comentou Domingos Bragança.