Alunos da EB 1 de Oliveira do Castelo fizeram "Prova Oral" ao Presidente da Câmara de Guimarães
Os alunos de uma turma do 3º ano da Escola EB 1 de Oliveira do Castelo protagonizaram, esta manhã, momentos inéditos na reunião da vereação vimaranense, ao terem oportunidade de colocarem as suas dúvidas sobre a composição do Executivo, dirigindo-se directamente ao Presidente da Câmara.Numa espécie de "prova oral", Domingos Bragança foi confrontado com as perguntas dos munícipes de 8 e 9 anos, alunos num estabelecimento de ensino do concelho, que tiveram uma experiência lectiva diferente: assistiram ao início da reunião quinzenal da vereação municipal, com direito a usarem da palavra e colocarem as mais diversas questões ao representante máximo daquele órgão Executivo.
O que faz o Presidente da Câmara?; Quando era criança sonhava ser Presidente da Câmara? Qual a melhor e a mais difícil parte do dia? Foram algumas das questões colocadas pelos alunos, num tom que deixou transparecer a boa disposição dos vereadores.
Mas, os estudantes não ignoraram dificuldades sentidas na deslocação ao edifício dos Paços do Concelho por quem tem dificuldades de mobilidade, como era o caso de uma aluna da turma. Foi a Luísa que partilhou com a vereação a dificuldade que sentida nessa deslocação porque o edifício da Autarquia "não tem elevador".
Curiosamente, a mesma aluna questionou: "se fosse Presidente da Câmara, o que tinha de fazer?", ouvindo de Domingos Bragança: "se fores competente, sensível, estudares muito, serás uma boa Presidente". A Luísa não se mostrou convencida, afirmando: "eu gosto de outra coisa, gosto de cantar!".
Mas, Domingos Bragança elucidou: "ser Presidente da Câmara, não é uma profissão, é um serviço ao povo de Guimarães. Não se é Presidente para toda a vida!"
Os alunos fizeram a "prova oral" e depois abandonaram a sala, seguindo a sessão com o período antes da ordem do dia e análise e votação das propostas constantes da agenda de trabalhos.
Marcações: Política