Câmara de Guimarães revelou seis propostas vencedoras da 4ª edição do Orçamento Participativo
A Câmara de Guimarães anunciou esta tarde que seis projectos apresentados por vimaranenses vão ser executados no âmbito do Orçamento Participativo.Cinco no âmbito da sustentabilidade ambiental e uma relacionada com voluntariado e solidariedade obtiveram uma votação superior a meio milhar de votos, limite mínimo regulamentado para apurar as candidaturas vencedoras na quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Guimarães, cuja fase de votação terminou na passada quinta-feira.
As seis propostas vencedoras pertencem aos cidadãos Maria de Fátima Saldanha Cardoso (“Urbanismo, reabilitação e requalificação urbana”, com 820 votos), Cristina Cunha (“Lúdico-Desportivo”, com 630 votos), José Luís Oliveira Pereira (“Vamos Alegrar o Agrela”, com 614 votos), Inês Isabel Pereira Marques (“Olimpíadas Seniores”, com 601 votos), Adelino Pereira Costinha Névoa (“BatocaPark”, com 587 votos) e Maria Fernanda da Cunha Fernandes Pinto (“Reabilitação do Rio Selho”, com 529 votos).
A proposta “Urbanismo, reabilitação e requalificação urbana”, com um valor estimado de 29 mil euros, tem por objectivo a regeneração do espaço desportivo que se situa no parque de lazer da vila de Brito, recriando um espaço de convívio intergeracional onde se possam promover e dinamizar atividades de carácter desportivo e cultural. Em Serzedelo, o projeto “Lúdico-Desportivo”, orçamentado em 31 mil euros, destina-se à criação de um local vocacionado à prática desportiva, no coração da vila, passando pela requalificação do espaço público.
Com um valor aproximado de 50 mil euros, a proposta “Vamos alegrar o Agrela”, na freguesia de Barco), tem por finalidade reconstruir o açude, limpar e consolidar as margens da bacia do rio Agrela e limpar o terreno envolvente. Já a proposta de solidariedade “Olimpíadas Seniores”, com um orçamento estimado de 50 mil euros, visa todo o território concelhio, com a realização de atividades destinadas a toda a comunidade sénior das diversas instituições de Guimarães.
Em Candoso São Martinho, a o projeto “BatocaPark”, também com um orçamento de 50 mil euros, prevê a requalificação do espaço junto à ponte do Reboto até à Quinta de Queimado, com a criação de um parque desportivo, limpeza das margens do rio e a construção de uma ponte em madeira no final do percurso. Com um valor previsto de 33 mil euros, a proposta de “Reabilitação do Rio Selho” visa a intervenção no curso do rio Selho, na área que atravessa a freguesia, entre o Lugar de Minotes (no limite com Pencelo) e o Lugar das Oliveiras (no limite com Creixomil), num troço de aproximadamente 4 quilómetros, requalificando e limpando as margens do percurso.
Conhecidos os resultados da edição deste ano, seguem-se agora as reuniões preparatórias com os proponentes tendo em vista a implementação destas importantes ideias que foram apresentadas e que valorizam o território de Guimarães. Mais informações sobre as propostas apresentadas
Marcações: Política