11ª edição da «Câmara Aberta» focou atenções em Vermil, Airão Santa Maria e Airão S. João
O executivo vimaranense reuniu hoje na União de Freguesias de Vermil, Airão Santa Maria e Airão S. João, na 11ª sessão descentralizada realizada neste mandato.Esta sessão da iniciativa «Câmara Aberta», começou com a apresentação de uma criação artística desenvolvida pela comunidade, exibida no festival «Bons Tons – Internacional Drun Fest», pela CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação de Airão Santa Maria, seguindo-se uma intervenção do autarca anfitrião.
António Carvalho manifestou o desejo de ver resolvido o problema viário existente junto à capela de Santa Luzia, "onde todas as semanas há registo de acidentes", assim como anunciou que anunciou que já há entendimento com Joane para que seja resolvido o problema dos limites entre as duas freguesias. O Autarca revelou que na Rua Vinhal do Louro e na Urbanização da Lage, há moradores que não têm isenção nas taxas moderadoras e no IMI porque os edifícios de que são proprietários estão duplamente registados.
Durante o mês de Setembro, as assembleias de Freguesia de Joane e da União de Freguesias de Vermil, Airão Santa Maria e Airão S. João vão apreciar a proposta que depois será submetida à apreciação das vereações de Guimarães e Famalicão.
Durante a sessão, os técnicos da Autarquia apresentaram o estudo para a intervenção na área envolvente à Capela de Santa Luzia, um pequeno templo que está situado numa plataforma giratória viária. O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, comprometeu-se a elaborar o projecto para resolver aquele estrangulamento, através da aquisição de um terreno contíguo e a melhoria da área envolvente à capela. "Gostava que a aquisição fosse pela via amigável, se tal não acontecer partiremos para um processo expropriativo", assinalou
Nas intervenções feitas no período antes da ordem do dia, o problema do decréscimo populacional nas três freguesias ordem dos 10 por cento foi apontado pelo Vereador do PSD, André Coelho Lima, uma situação que "obriga a uma séria reflexão atendendo aos números que comprovam o crescimento nas freguesias de vizinhas".
A redução do número de habitantes na União de Freguesias de Vermil, Airão Santa Maria e Airão S. João deve-se para o Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, à falta de investimento "numa rede de transportes capaz de favorecer a coesão territorial".
No final da reunião, os alunos da escola EB1 lançaram uma questão ao Executivo: "quando é que a União vai ser servida por um autocarro eléctrico" e pediram para que as passadeiras daquela localidade também tenham frases de Raul Brandão à semelhança do que acontece no centro urbano.
Nesta reunião descentralizda, a vereação aprovou por maioria, com os votos favoráveis do PS e da CDU e a abstenção do PSD e do CDS-PP, a proposta para início de procedimento tendo em vista a construção da 1ª fase da Ecovia de Guimarães. De acordo com a proposta, estima-se um preço contratual de 3,7 milhões de euros.
Igualmente por maioria, com o voto contra dos vereadores do PSD e do CDS-PP, foi aprovada a proposta de aumento dos títulos de capital na Turitermas, no valor de 1,6 milhões de euros.
A reportagem mais pormenorizada da sessão poderá ser ouvida no próximo sábado, no programa Largo do Toural, da Rádio Santiago a emitir a partir das 11h00, sendo depois publicada na edição de 22-09-2016 do jornal O Comércio de Guimarães.
Marcações: Política