Três ex-Presidentes da Câmara distinguidos no 24 de Junho

A Câmara Municipal de Guimarães vai distinguir três antigos Presidentes de Câmara. A proposta vai ser votada na reunião do executivo Municipal de amanhã.

De acordo com a proposta, vão ser distinguidos os antigos presidentes da Câmara Municipal de Guimarães, Edmundo Campos, Manuel Ferreira e António Xavier. A proposta propõe também a distinção do Reitor da Universidade do Minho, António Cunha.

As distinções serão entregues na sessão solene evocativa de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, no próximo dia 24 de Junho.

As quatro personalidades receberão a «Medalha de Honra do Município de Guimarães», a mais alta distinção do Município de Guimarães, no Dia Um de Portugal que evoca a Batalha de S. Mamede travada em 1128.

Edmundo Marques de Campos presidiu à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, na sequência das eleições para a Assembleia Constituinte, em Abril de 1975, tendo sido eleito Presidente da Câmara em 1976.

Manuel Ferreira presidiu aos destinos do Município entre 1983 e 1985, tendo ainda ocupado outros cargos nos órgãos autárquicos municipais.

António Xavier integrou a primeira Assembleia Municipal da Democracia, eleita em 1976 e, em 1979, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 

Licenciado em Engenharia de Produção, na Universidade do Minho, em 1984, António Cunha iniciou a carreira docente em 1984, sendo Reitor da Universidade do Minho desde Outubro de 2009 e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, desde 2014. Membro da Academia de Engenharia, foi-lhe atribuída a Insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.  Tendo realizado uma parte substancial do seu percurso académico e profissional em Guimarães, António Cunha está desde há largos anos comprometido com o desenvolvimento do Concelho vimaranense.


Marcações: Política

Imprimir Email