VÍDEO: Pólo da Universidade das Nações Unidas inaugurado em Guimarães

O Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional inaugurou hoje as instalações da Universidade das Nações Unidas em Guimarães.

A Unidade Operacional em Governação Electrónica está instalada num edifício reabilitado situado na Zona de Couros.
Na cerimónia inaugural, Miguel Poiares Maduro assinalou que Guimarães tem um dos 12 pólos das Nações Unidas, «num campus extraordinário que conjuga a tradição e modernidade», indicando que a Universidade do Minho é uma das «mais dinâmicas do País».

O governante realçou a importância deste projecto associado à Unidade Operacional da Agência de Modernização Administrativa, cujas instalações também foram inauguradas, agradecendo o empenho de todos aqueles que contribuiram para a concretização deste projecto.

«Este edifício vai permitir o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas e acções de investigação extreamente importantes nos domínios da governação electrónica e da modernização da Administração Pública, quer ao nível da formação, quer ao nível do desenvolvimento de novos projectos de outras formas de relacionamento de Administração Pública com os cidadãos", disse.

Na sessão que contou com a presença do Subsecretário da ONU e Reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, o Reitor da Universidade do Minho, António Cunha, realçou a dimensão internacional deste projecto.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, considerou o «dia histórico» para Guimarães, assumindo «a vontade firme de provar que este é o sítio certo para a Univerisdade das Nações Unidades». «Guimarães é, a partir de hoje, a vossa casa», afirmou o Autarca, observando que o «quarteirão de Couros é a síntese perfeita de Guimarães: prezamos tanto o nosso passado que não imaginamos o futuro sem ele».

No mesmo edifício onde funciona o pólo da Universidade das Nações Unidas foi igualmente inaugurada a Unidade Operacional da Agência de Modernização Administrativa. O Secretário de Estado Joaquim Cardoso Costa destacou o papel deste projecto que vai trabalhar em articulação com a Universidade das Nações Unidas e com a Universidade do Minho.

A Universidade das Nações Unidas, assim como vários institutos e programas localizados em mais de 12 países, é um laboratório de ideias global e uma organização de ensino de pós-graduação estabelecida em 1972 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Marcações: Política, Video

Imprimir Email