VÍDEO: Maioria socialista aprovou alterações ao Orçamento Participativo
O novo regulamento e as normas de participação do Orçamento Participativo foram aprovados pela maioria socialista, merecendo o voto contra dos vereadores da Coligação Juntos Por Guimarães e a abstenção da CDU.Com o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, ausente na Corunha, a representar Guimarães na Assembleia Geral do Eixo Atlântico, Amadeu Portilha estreou-se nas funções de presidente em exercício na condução dos trabalhos da vereação vimaranense.
Durante a sessão, o executivo socialista aprovou por maioria o regulamento e as normas de participação do Orçamento Participativo. As propostas mereceram o voto contra do PSD e CDS-PP e a abstenção da CDU.
A abertura do procedimento para contratação de um empréstimo, no valor de sete milhões de euros, para o Município assumir a dívida do Avepark, foi aprovada igualmente por maioria, com os votos favoráveis do PS e da CDU e a abstenção dos vereadores da Coligação Juntos Por Guimarães.
No período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, fez uma declaração política de adesão à proposta que o Presidente da Câmara fez ao Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional para alteração da lei nº 50/2012. A tomada de posição foi justificada com o compromisso assumido com o Presidente da Câmara sobre a defesa dos interesses de Guimarães. André Coelho Lima mostrou-se disponível para «estar presente numa reunião que possa ter lugar, na sequência do acordo para o amparo político alargado» com o Ministro Poiares Maduro.