PSD quer alargar votação no Orçamento Participativo a maiores de 16 anos
O PSD quer que a votação na próxima edição do Orçamento Participativo seja alargada a maiores de 16 anos. A proposta foi apresentada no âmbito do processo de alteração do regulamento deste projecto que caminha para a terceira edição.A Concelhia do PSD de Guimarães adiantou que depois das questões levantadas na última votação das propostas do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal decidiu introduzir alterações no regulamento, tendo convocado uma reunião com os partidos com assento na Assembleia Municipal. Nessa reunião, os representantes social-democratas apresentaram um conjunto de propostas no sentido de reforçar a participação dos vimaranenses neste projecto que privilegia o exercício da cidadania.
Numa altura em que os jovens são mais independentes e informados, André Coelho Lima acredita que esta será “uma boa forma de promover uma cidadania activa junto dos mais novos”. O líder do PSD assinalou que “há países europeus onde o exercício pleno do direito de voto existe a partir dos 16 anos – como sucede na Áustria e em alguns estados da Alemanha – podendo uma votação como a do Orçamento Participativo ser um bom exemplo que se poderia dar ao País, permitindo a votação dos mais jovens, sendo uma medida educativa para o exercício pleno da cidadania activa”.
Em Guimarães, a proposta do PSD “pretende aproximar os jovens dos processos de decisão, incluindo-os nas escolhas do que consideram ser útil para o seu Concelho ou para cada uma das suas freguesias. Aliás, está já a circular uma petição no sentido de promover esta ideia e levá-la a aprovação por parte da Câmara Municipal de Guimarães”.
No encontro com os partidos representados na Assembleia Municipal, o PSD defendeu ainda a colocação de mesas de voto em cada um dos futuros 18 postos do cidadão a instalar no concelho de Guimarães, a possibilidade de associações sem fins lucrativos e grupos informais apresentarem propostas, a liberdade nas temáticas das propostas, ao invés da limitação as áreas do ambiente e voluntariado, assim como a distribuição de eventuais verbas remanescentes pelas freguesias do concelho de Guimarães, em coerência com aquilo que ainda recentemente os vereadores PSD-CDS apresentaram em reunião de Câmara e que veio a ser chumbado pelos vereadores do PS.
Marcações: Política