Vereação unânime nos votos de pesar pelas mortes de Manuela Melo e Jerónimo Ferreira

Os vereadores da Câmara Municipal de Guimarães aprovaram esta manhã votos de pesar pelos falecimentos de Maria Manuela Melo e Jerónimo Ferreira.

Nos documentos aprovados por unanimidade, são destacadas as duas personalidades vimaranenses, recentemente falecidas. 

Empresária, fundadora do Grupo Somelos, Manuela Melo foi agraciada pelo Município de Guimarães com a Medalha de Mérito Social, em Junho de 1997, tendo também, em Maio do ano passado, homenageada numa sessão solene onde esteve presente o Ministro da Solidariedade Social.

«Com o seu dedicado humanismo de amor ao próximo e às causas sociais, deu o seu contributo ao Lar de Santo António durante 22 anos, enquanto Presidente da Direção, no período entre 1983 e 2005. Posteriormente, durante mais nove anos, esteve ligada à instituição como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, entre 2005 e 2013, transformando o Lar de Santo António numa referência no apoio à Terceira Idade. No seu trabalho por causas sociais, arquitetou e outorgou um protocolo tripartido para apoio da então “Casa dos Pobres”, tendo como intervenientes a Câmara Municipal de Guimarães, o Ministério da Segurança Social e o Lar de Santo António, em 1985, e que hoje fornece 120 refeições diárias a pessoas mais carenciadas», refere-se no documento que mereceu a unanimidade dos representantes dos partidos. 

Também com o voto favorável de todos os vereadores, foi aprovado o voto de pesar pela morte, na passada sexta-feira, do fundador e director do Museu de Agricultura de Fermentões.  

O documento realça que José Ferreira, «com uma equipa de apoio que integrava, entre outras pessoas, Fernando Mendes, José Atilano, José de Oliveira e outros amigos, nomeadamente, o pintor José Maria Caçoila, Jerónimo Ferreira liderou todo o processo de organização, montagem, crescimento e desenvolvimento do museu, que o projectou até aos dias de hoje, com elevado prestígio local, regional, nacional e internacional, como se pode constatar através da leitura de mensagens deixadas por ilustres visitantes, entre eles, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, no âmbito de uma visita efetuada à Casa do Povo de Fermentões», lê-se no voto aprovado esta manhã na reunião do executivo municipal.

Marcações: Política

Imprimir Email