Deputada do PCP questiona contratação de recursos humanos para ACES

A deputada do PCP na Assembleia da República, eleita pelo círculo de Braga, quer saber se o Governo vai abrir concursos para colmatar as carências de recursos humanos existentes no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave.

Carla Cruz diz que a falta de pessoal nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos e operacionais, foi assumida em recente reunião que manteve com responsáveis pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.
Sublinhando que no ACES do Alto Ave que serve Guimarães, Vizela e Terras de Basto tem inscritos mais de 270 mil utentes, a parlamentar comunista diz ter recebido a informação de que para além de médicos, faltam quatro enfermeiros de reabilitação, seis assistentes técnicos, faltando quantificar o número de assistentes operacionais necessários.

Outra informação obtida na mesma reunião, diz respeito à necessidade de realização de obras no Centro de Saúde da Amorosa, tendo em vista a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar.
Para Carla Cruz, «os cuidados de saúde primários significam, em Portugal, a primeira forma de contacto dos cidadãos com o Serviço Nacional de Saúde, sendo entendidos como o primeiro meio de acesso aos cuidados de saúde, pelo que urge preservá-los e reforçá-los». No entanto, acrescenta que «o que o actual e anteriores Governos têm feito é precisamente o contrário, ou seja, desinvestir por via do encerramento de serviços de proximidade, não contratação dos profissionais em falta, substituição de profissionais com vínculo por profissionais em situação de precariedade».


Marcações: Política

Imprimir Email