VÍDEO: Maioria socialista aprovou Plano e Orçamento de 86,7 milhões de euros para 2015

O Plano de Actividades e Orçamento da Câmara de Guimarães para o ano de 2015, no valor de 86,7 milhões de euros, foi aprovado pela maioria socialista. Todos os partidos da Oposição votaram contra.

Em 2015, as finanças do município vão ter menos dez milhões de euros em relação ao orçamento deste ano.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou a opção de não recorrer ao crédito bancário, vincando que a autarquia «aguarda pela possibilidade de obter financiamento do novo quadro comunitário» para a execução de investimentos avultados.

A Coligação Juntos por Guimarães considerou o Plano de Actividades e Orçamento uma documentação demasiado técnica, sem a ambição de apresentar rumos diferentes para a governação. Por isso, o voto contra dos vereadores do PSD e do CDS-PP. 

Já a CDU manifestou que as grandes opções definidas pelo Município se assemelham à «estratégia da formiga». Torcato Ribeiro considerou que o executivo socialista «aguarda pelo período eleitoral».

No próximo ano, a Câmara de Guimarães vai investir na requalificação da VIM, na criação de uma área de reabilitação Urbana para a Rua de Camões e Rua da Caldeiroa e de um parque de estacionamento.
A construção de uma Rede de Vias Ciclo-pedonais é outra aposta, no sentido de conseguir o estatuto de Capital Verde Europeia.

Na reunião desta quinta-feira, a maioria socialista aprovou o tarifário a praticar pela VImágua a partir de 1 de janeiro de 2015. A proposta mereceu o voto contra dos vereadores do PSD, CDS-PP e da CDU. A tarifa de saneamento sofre um aumento de 1, 65 por cento e a da água mantém o actual valor.

Marcações: Política, Video

Imprimir Email