PS diz que proposta da Câmara para a ligação ao Avepark é a melhor

O PS de Guimarães «lamenta e repudia» o teor das últimas declarações dos vereadores da Coligação Juntos por Guimarães, acerca da futura ligação rodoviária ao Avepark.

Em comunicado assinado pelo líder do PS concelhio, sublinha-se que o Avepark representa um “investimento estratégico para Guimarães e a região do Ave”, salienta a importância de um acesso “eficaz e rápido à auto-estrada” para a sua competitividade e atractividade.

O PS lembra que a solução proposta pela Câmara “constitui uma base de estudo para o 
subsequente projecto de execução”, constando já da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal.  Já a proposta da Coligação que prevê o reperfilamento da EN 101, “transforma-a numa via rápida, complementando-a com a construção de uma nova via que se desenvolve junto às margens do Rio Ave até ao Avepark”. Uma solução que o PS considera impraticável e contrária aos interesses do território e das populações, já que propõe uma intervenção numa via tutelada pela Estradas de Portugal.

“Uma eventual intervenção que a Estradas de Portugal venha a fazer, para beneficiação ou reperfilamento e/ou prolongamento de novas vias de acessibilidade, em concreto na Estrada Nacional 101 de Guimarães às Taipas, é obviamente, sem prescindir de uma avaliação e articulação com a Câmara Municipal é bem-vinda”, lê-se no comunicado. 

Para o PS a criação de uma via rápida dificultará o atravessamento pedonal e prejudicará a vida urbana, nomeadamente, na vila de Ponte, sem esquecer que obrigaria à “demolição de construções, prejudicando as habitações existentes e a actividade económica de proximidade instalada”.

Para o PS, a proposta ligação de Ponte ao Avepark ao longo do rio Ave, violentaria uma paisagem natural consolidada e parques de lazer que, para todos, nomeadamente para a população de Ponte e Taipas, são sinónimo de qualidade de 
vida e singularidade do seu território”. O PS lembra que tal traçado implanta-se em Reserva Ecológica Nacional e abrange o domínio hídrico.

Por estas razões o PS considera que a proposta da Câmara é aquela que “serve melhor os interesses do Avepark, da economia local, da salvaguarda dos valores ambientais e, principalmente, das populações das vilas das Taipas e de Ponte e de todas as freguesias da zona norte do Concelho”.

Marcações: Política

Imprimir Email