Tarifa do lixo em Guimarães aumenta 2, 3 por cento em 2011 (COM VÍDEO)
As tarifas de resíduos sólidos urbanos vão sofrer um aumento de 2, 3 por cento em 2011. A proposta de actualização das taxas aplicadas à recolha de lixo foram aprovadas hoje pela maioria socialista da Câmara de Guimarães. O PSD e a CDU votaram contra a proposta.
O Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Amadeu Portilha, reconheceu que a passagem da gestão dos resíduos para a RESINORTE permitiu à Autarquia poupar um milhão e 300 mil euros. O aumento, justificou, procura aproximar o valor pago pelos munícipes do custo real do tratamento de resíduos.
O PSD votou contra a proposta. O Vereador José Manuel Antunes justificou a oposição do seu partido, indicando que este aumento contraria a promessa feita quando foi votada a passagem da gestão dos resíduos para a RESINORTE.
A CDU também votou contra o aumento da tarifa do lixo. Salgado Almeida diz compreender a posição da Câmara, mas no seu entender poderia optar-se pela redução dos encargos relacionados com a recolha de resíduos domésticos.