Reunião do Executivo com compra do Teatro Jordão nas propostas
A Vereação Municipal vimaranense vai apreciar na sua reunião desta quinta-feira a proposta de aquisição dos edifícios do Teatro Jordão pelo valor de dois milhões e 250 mil euros. Os imóveis destinam-se à instalação de áreas de ensino de pendor artístico, no âmbito da concretização da Capital Europeia da Cultura, a pagar em 10 prestações anuais, iguais e sucessivas, no montante de 225 mil euros.De acordo com a proposta que será apreciada pelo Executivo, a sua futura utilização carece de estudo aprofundado, nomeadamente quanto ao seu modelo de gestão, para que dela se retire o máximo rendimento, mas desde já se pode apontar a instalação de diversos espaços na área do ensino artístico, tais como: a Academia Valentim Moreira de Sá; a criação de espaços de ensaio para bandas, tão solicitado pelas camadas jovens e tão útil para a transmissão de conhecimentos musicais entre gerações e cujo financiamento está previsto no «Projecto Quadrilátero»; a parceria que a Universidade do Minho propõe à Câmara Municipal, para instalação de um curso de Artes Dramáticas e Visuais; servir as colectividades e associações do Concelho.
Trata-se de um espaço que pelas suas características únicas na Cidade, poderá abrigar e ampliar dinâmicas culturais diversas e complementares das já existentes.
Na habitual reunião quinzenal, deverá ser aprovado o Relatório Final de Avaliação de Candidaturas respeitante ao concurso limitado por prévia qualificação do projecto de requalificação do Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António.
Marcações: Política