Mapa 2012 para valorizar património concelhio

Mapa 2012 é a designação do projecto que a Câmara de Guimarães pretende desenvolver no próximo ano para valorizar o património concelhio. O MAPA 2012 é um projecto municipal que desenvolverá actuações urbanísticas no concelho de Guimarães, valorizadoras do património paisagístico, cultural e arquitectónico, da mobilidade urbana e do ambiente.
Entre outros objectivos, com esta iniciativa pretende-se detectar núcleos de referência, nas freguesias, através da qualidade da sua arquitectura e seus espaços urbanos, da sua escala, da sua capacidade de acolher actividades que propiciam o encontro humano, ensaiando uma reabilitação formal e funcional de todo o “contínuo urbano”, estreitando relações entre “o centro” e “a periferia”.
Outro propósito é o de iniciar a progressiva adaptação de núcleos urbanos aos actuais modos de vida e às suas mais estritas exigências, conservando a sua identidade, atraindo a população. A Autarquia propõe-se investir, reabilitando, na requalificação dos espaços públicos, assim como em equipamentos.
Em conformidade com estes objectivos, o MAPA 2012 terá a atribuição de elaborar projectos de reabilitação de espaços públicos e de recuperação de edifícios, promover e acompanhar as respectivas obras, propor a aquisição de edifícios e/ou terrenos para equipamentos culturais e a aquisição de obras de arte.
O MAPA 2012 quer afirmar-se como “a resposta que faltava ao conhecimento, valorização e promoção das potencialidades culturais e turísticas do território municipal”.

Marcações: Política

Imprimir Email