Deputados do PS visitaram novas USF

Nas 24 horas dedicadas à saúde, os deputados do PS na assembleia da república eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, visitaram esta manhã as novas unidades de saúde familiar. Em Urgezes, os parlamentares conheceram duas unidades instaladas num espaço amplo e que vão atender perto de 30 mil utentes. São novas valências que se apresentam com algumas carências, nomeadamente sem todos os equipamentos e a falta de enfermeiros. Rosa Marques, a directora do Centro de Saúde, reconheceu a existência de limitações ao nível da contratualização de pessoal.

Pese embora algumas limitações, o deputado vimaranense Miguel Laranjeiro (foto), salienta a motivação das equipas multidisciplinares que assumem as novas unidades de saúde familiar e que deixa perceber uma dsiponibilidade e uma atitude muito positivas e que devems er registadas.

As novas unidades apresentam-se como a mais recente formula para acabar com os utentes sem médico de família. O clínico José Machado diz que as novas unidades chegam com cerca de 10 anos de atraso e explica os motivos pelos quais provocam ainda resistências em profissionais do sector: "As USF exisgem mais trabalho sem mais remuneração, mas os que não aderiram vão ter que aderir porque são inevitáveis".
Os parlamentares socialistas vão continuar a visitar unidades de saúde. A iniciativa termina amanhã de manhã com uma conferência de imprensa em que será feito o balanço destas 24 horas dedicadas à saúde. Uma conferência de imprensa marcada para as 9 e 30 na sede do PS de Guimarães.




Marcações: Política

Imprimir Email