VÍDEO: Termo de identidade e residência para jovem detido na posse da lâmina da estátua de D. Afonso Henriques
Vai aguardar julgamento em liberdade, com termo de identidade e residência (TIR), o jovem detido pela PSP de Guimarães, na madrugada do passado sábado, na posse da lâmina da espada da estátua de D. Afonso Henriques.O jovem vimaranense, de 26 anos, foi ouvido esta manhã pela magistrada da recentemente criada secção de Guimarães do Departamento de Investigação e Acção Penal do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Após ter prestado declarações à Procuradora do DIAP e ouvido a medida de coacção, ao abandonar o edifício do Palácio de Justiça, o jovem tentou evitar os jornalistas que se encontravam a fazer a cobertura do acontecimento, protagonizando uma autêntica corrida pela ruas de Guimarães. O indivíduo conseguiu escapar às objectivas dos profissionais de comunicação social local e nacional. A repórter do www.guimaraesdigital.com conseguiu apenas registar a imagem do indivíduo, de costas, quando corria pela Avenida Alberto Sampaio.
A lâmina partida da espada da Estátua de D. Afonso Henriques, com cerca de 1, 10 m de comprimento, já se encontra no Paço dos Duques de Bragança. A Direcção Regional de Cultura do Norte já está a proceder a diligências para proceder à reparação do monumento.