Escola deve produzir valor social e económico, defende Domingos Bragança
A escola do século XXI deve produzir valor social e económico. A ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara na cerimónia de inauguração da requalificação da escola EB1 de Abação.
"Não é por acaso que falei primeiro do valor social porque a maior importância que podemos ter como cidadãos é o valor social que damos como contributo para a sociedade e formarmos uma coesão social forte formada a partir da comunidade educativa", acrescentou.
A escola foi alvo de uma intervenção que orçou os 860 mil euros e que obrigou à deslocalização dos alunos para a escola EB1 de Pinheiro. Uma situação que nem todos, inicialmente, viram com bons olhos. Mas concluídas as obras, "todos perceberam que os sacrifícios valeram a pena".
Domingos Bragança deu conta de que "não defendo intervenções de remendos nas escolas, antes obras estruturais que criem as melhores condições de conforto para a comunidade escolar".
"Não esperem da Câmara, em especial do Presidente da Câmara, que se façam obras de cosmética, obras só para resolver problemas de pressão de uma comunidade, seja ela qual for. Como constatei quando cá vim a convite da Associação de Pais e da Direcção do Agrupamento, percebeu-se que poderíamos fazer uma pequena intervenção, fazer um remendo mas eu disse sempre que não".
Domingos Bragança recordou ainda que defendeu "sempre uma intervenção profunda, uma intervenção estrutural".
O Director do Agrupamento de Escolas Agostinho da Silva, salientou a qualidade da obra que permitiu criar as melhores condições de trabalho.
"Esta escola estava numa situação de avançada degradação como o Senhor Presidente da Câmara constatou numa visita que realizou a nosso convite", afirmou Firmino Lopes.
Ainda de acordo com o Director do Agrupamento, "havia aqui algumas questões de salubridade que não podiam ser resolvidas com pequenos remendos e o que tornou mais complicado todo o processo foi a realização de uma obra de fundo, completa e que permitiu criar as condições que agora todos podemos observar".
Na cerimónia que foi abrilhantada por intervenções de alunos foi cumprido um minuto de silêncio em memória do aluno Dinis Rodrigues da escola EB 2,3 de Ponte que faleceu na quinta-feira.
Marcações: EB1 de Abação