VÍDEO: Monumento presta homenagem aos Ex-Combatentes no Ultramar em São Torcato
Um monumento de homenagem aos Ex-Combatentes do Ultramar foi inaugurado este sábado na vila de São Torcato.
A obra de arte é de autoria do escultor Castro Silva, correspondendo a uma vontade que a Junta de Freguesia assumiu para prestar homenagem aos soldados que estiveram na linha da frente da guerra colonial.
Na cerimónia, o Autarca Alberto Martins o momento oferece uma lição de história, estrando representada "a ida para a guerra, a história da guerra e o regresso, com a reunião da família".
"O pai esteve na Guiné e sofreu de stress pós-traumático. Conheço a dificuldade de lidar com a envolvente de quem esteve na guerra colonial. É uma página da história de Portugal", afirmou, considerando que o monumento "preserva a história para o futuro". "Este monumento é o guardião da história de quem lutou no Ultramar por Portugal", considerou, lembrando os militares de São Torcato que faleceram no conflito: Francisco Cardoso Gonçalves, João da Costa e Silva e Joaquim Mendes Fernandes.
O Presidente da Câmara salientou a importância de reconhecer a acção dos ex-combatentes do nosso País. "Não podemos postergar a memória. Foi com coragem que os jovens portugueses defenderam a Pátria. Essa constante disponibilidade temos de trazer sempre ao presente. O pior que pode haver é a falta de paz", frisou Domingos Bragança, destacando o patriotismo dos ex-combatentes.
Marcações: São Torcato, Dia Um de Portugal, Monumento aos Ex-Combatentes do Ultramar