Feira Afonsina em Couros, e exibição de meios militares são novidades no Dia Um de Portugal

images/fotoarquivo/2018/camara/dia_um_2024.jpg

O alargamento da Feira Afonsina à zona de Couros, a demonstração de meios militares e um concerto original sobre a Batalha de S. Mamede, pela Banda de Pevidém, são as novidades da programação que assinala mais um aniversário do Dia Um de Portugal.

Na apresentação do programa promovido pela Câmara, nas instalações do Curtir Ciência, Isabel Fernandes falou da 5ª edição das Jornadas Históricas, na Pousada da Costa, este ano dedicadas a «Mumadona Dias e o paço condal do século X».
"Vivendo naquele que designamos como Mosteiro de Santa Marinha da Costa, construiu o seu Mosteiro onde fica a igreja da Oliveira", afirmou. Ainda segundo a Directora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques e Castelo, foram convidados professores das universidades do Minho e de Santiago de Compostela para "reconstituirem em 3D como era a domus, a casa da Mumadona Dias". Deste modo, a Câmara "vai ficar com a possibilidade de entender melhor como eram as residências senhoriais no século X", realçando Isabel Fernandes que "há novidades mesmo muito interessantes".


Quanto à Feira Afonsina, volta a animar o Monte Latito, o Centro Histórico e, a novidade deste ano, a zona de Couros, agora património Mundial da UNESCO, como salientou Isabel Pinho.
"Um alargamento por razões óbvias e muito importantes, não apenas pelo título alcançado mas também pelo que representa na questão medieval", destacou aquela representante do Município.
Novidade nesta edição é a participação do Exército Português, em vários momentos, nos dias 22 e 23, nomeadamente com demonstração de meios militares, no campo de S. Mamede, com duas viaturas militares Pandur, uma torre de multi actividades e um stand de divulgação do Exército. O Coronel Fernando Martinho realçou ainda a cerimónia de homenagem aos mortos em combate, pelas 18h00 do dia 24, junto à estátua de D. Afonso Henriques. Um "momento solene", segundo aquele oficial, em que será evocada a histórica Batalha de S. Mamede e serão condecorados 25 antigos combatentes.

Estas são novidades de uma programação que, nas palavras do Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, tem vindo a ser "robustecida" tendo por objectivo uma grande celebração dos 900 anos da "primeira tarde portuguesa" em 2028.
"Temos trabalhado este programa de forma crescente para robustecer a dimensão científica e histórica para acrescentar saber e conhecimento histórico em torno do que sabemos e queremos saber sobre esses 900 anos de história do País, não só em torno das Jornadas Históricas como do trabalho da Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de S. Mamede", realçou. Segundo o Vereador Municipal "são momentos em que temos procurado envolver e desenvolver o envolvimento das associações e da comunidade com participação activa nesses momentos. Acresce a solenidade e visibilidade nacional com a participação do Exército Português".

Com a programação anunciada, Paulo Lopes Silva não esconde a "grande expectativa que todos temos de participação dos vimaranenses e daqueles que nos visitam em dias em que a Cidade é vista de outra forma com um olhar para aquilo que nós imaginamos que pudesse ter sido e com grande sentido de identidade".
A programação começa com as Jornadas Históricas, no próximo dia 15, prossegue com a Feira Afonsina, de 21 a 25 e termina, no dia 24, com a sessão solene do Dia Um de Portugal, no Campo de S. Mamede, às 21h00, com concerto em que a Banda Musical de Pevidém, sob direcção do maestro Vasco Faria, interpretará uma peça original Férrer Ferran e que culminará com a tradicional entrega de distinções honoríficas do Município.


Marcações: Dia Um de Portugal

Imprimir Email