Nova praça e edifício polivalente construídos junto à igreja de Creixomil

Toda a área frontal da igreja paroquial de Creixomil está a sofrer uma profunda reabilitação, com obras no espaço público e a construção de um edifício que servirá "o culto e a cultura".

O pároco António Ribeiro salientou que a intervenção vai permitir o aparecimento de uma "nova praça" que fará a ligação entre o templo e o edifício que está a ser construído de raiz e que funcionará como espaço polivalente. "Será um espaço para o culto e para a cultura", assinala, indicando que as obras estão já na recta final e será inaugurado brevemente.

O sacerdote realça a colaboração prestada no arranjo do espaço público pela Junta de Freguesia de Creixomil e pela Câmara Municipal de Guimarães. "Está a ser operada uma requalificação total do espaço", observa, indicando que aquela zona da freguesia ficará marcada pela nova praça, com a "casa nova polivalente de um lado, a igreja e a casa antiga" que será alvo igualmente de obras de recuperação. "Ficará ali um espaço novo, renovado com harmonia, entre o passado e o presente", realçou.

A remodelação da área envolvente à igreja paroquial de Creixomil há muito era pretendida, atendendo ao desenvolvimento registado naquela zona do Concelho e às exigências da comunidade. "Estamos quase no centro de Guimarães e numa das entradas nobres da Cidade", considerou o pároco António Ribeiro, ao justificar o investimento. 

O edifício polivalente construído nas imediações da igreja paroquial terá múltiplas funções. "Uma parte será destinada ao desenvolvimento de actividades culturais e cultuais, porque a igreja é exígua e, em certas ocasiões de maior afluência, o culto passará para ali. Mas, ficará também preparado por exemplo para receber um espectáculo cultural", antecipou, realçando que, por exemplo, poderá vir a receber celebrações eucarísticas e outras manifestações religiosas, nada impedindo de também acolher eventos culturais.

Para a concretização deste projecto, a paróquia de Creixomil está a realizar um investimento na ordem dos 400 mil euros, sendo a verba angariada graças à mobilização da comunidade. "Está a ser feita com o sacrifício das pessoas que estão a colaborar para a execução desta obra que ficará a marcar a entrada de Guimarães com dignidade", concluiu. 

 

Marcações: Freguesias

Imprimir Email