Junta de Nespereira comemora Raul Brandão com «Mês Cultural»
A Junta de Freguesia de Nespereira inicia sábado um «mês cultural» para assinalar os 149 anos do nascimento de Raul Brandão.A programação de uma iniciativa subordinada um tema «Ao encontro de Raul Brandão», começa sábado com uma «Feira de época», numa organização da Junta de Freguesia local.
Segundo o autarca Joaquim Pereira, trata-se de um evento que pretende recriar os finais do século XX, altura em que aquele escritor português viveu naquela freguesia, na Casa do Alto.
O Presidente da Junta não esconde a sua satisfação por verificar que a realização da feira resulta, quase exclusivamente, da 'prata da casa', envolvendo diversas entidades da Freguesia.
Na «Feira de Época» que decorrerá num ambiente festivo haverá produtos, animais e alfaias ligados a actividades agrícolas. Num evento cuja abertura está marcada para as 10h00, haverá gastronomia típica e decorrerão pequenas encenações teatrais de textos de Raul Brandão.
A iniciativa prosseguirá no dia de nascimento do escritor, no dia 12, às 9h30, na Igreja Paroquial de Nespereira, com missa em memória de Raul Brandão, seguida de romagem ao cemitério da Atouguia, ao túmulo do escritor. A noite é reservada para um espectáculo que marca a estreia do grupo Teatro de Ensaio de Nespereira que leva à cena as peças de Raul Brandão «O Avejão» e «O Doido e a Morte».
No sábado seguinte, dia 19, na Casa da Quinta da Igreja, há tertúlia Brandoniana, subordinada ao tema «Raul Brandão – Vida e Obra», às 22h00, numa sessão com fados.
No dia 20, encerra o programa do «Mês cultural» com um espectáculo de teatro pelos alunos da EB1 do Arrau que levam à cena «Portugal Pequenino», de Raul Brandão e sua mulher Maria Angelina, numa sessão que integra também um momento musical.
De acordo com Joaquim Pereira, o objectivo da Junta de Freguesia de Nespereira é realizar anualmente este «Mês cultural», para lembrar a vida e obra de um dos mais prestigiados escritores portugueses.
Marcações: Freguesias