Junta de Serzedelo apoia famílias com carências com projecto «Porta Aberta»

A Junta de Serzedelo e a Fraterna estabeleceram uma parceria que resultou no projecto “Porta Aberta”. O objectivo é prestar ajuda a pessoas com problemas sociais. A Junta de Freguesia de Serzedelo tem em curso o projecto “Porta Aberta”, um trabalho que já vinha da legislatura anterior mas que assumiu nova dinâmica e maior visibilidade no actual mandato, com a presidência de Raul Peixoto. Este projecto resume-se numa parceria que foi estabelecida com a Cooperativa Fraterna em que, quinzenalmente, uma técnica se desloca às instalações da Junta de Freguesia daquela Vila, onde, em colaboração com a própria Autarquia e as escolas, procura atender “pessoas com maiores problemas a nível social e económico e que, infelizmente, são diversas na freguesia”, desabafa o Presidente da Junta. Pretende-se que estes cidadãos sejam “apoiados e encaminhados para eventuais soluções para os seus casos, sejam no âmbito da Segurança Social, do apoio social através, por exemplo, da atribuição de cabazes de alimentos e também ajudar aqueles que se encontram desempregados e precisam encontrar trabalho”. Em suma, esta pretende ser mais uma daquelas iniciativas de que tanto se fala hoje em dia de combate à pobreza e exclusão social.

Raul Peixoto assegura que, desde que “tomamos posse temos vindo a reunir com todas as forças vivas da freguesia no sentido de localizarmos todos os casos que precisam de apoio e que, com pena nossa, são mais do que prevíamos. São casos escondidos, situações que não transpiram para a sociedade e que só nos foi possível conhecer através das reuniões que mantivemos com as coordenadoras da Escola EB 1 da Eirinha e do Jardim de Infância da Casa do Povo local”. São estas responsáveis que travam maior contacto com as “realidades dos agregados familiares”.

Entretanto, desde que se começaram a sinalizar os casos, a aceitação e, consequentemente, a adesão a este projecto tem vindo a aumentar. A grande parte dos casos diz respeito a situações de famílias que precisam de uma certa orientação para aprenderem a organizar-se e a sentirem-se mais motivadas para a vida.

Marcações: Freguesias

Imprimir Email