Escola de Arquitetura, Arte e Design da Uminho celebra 28º aniversário
A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) celebra esta segunda-feira o seu 28.º aniversário.
A cerimónia comemorativa acontece a partir das 14h30 e terá lugar no Auditório Nobre, no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão abrirá com uma conversa com Ai Weiwei, um dos artistas mais influentes da actualidade, não só pela sua poderosa expressão artística, mas também pelo seu firme compromisso com os direitos humanos e a liberdade de expressão.
O artista plástico, arquiteto, pintor e ativista social chinês que nasceu em 1957, em Pequim, chega à UMinho para um conversa moderada por Susana Gaudêncio, vice-presidente e professora da EAAD, e que terá como tema “The act of questioning and facing the world through art, architecture and activism”. Logo após a conversa, pelas 15h15, far-se-á uma exibição do ano 2023/24 da EAAD em revista a que se segue a entrega dos Prémios Almedina a estudantes da Escola. A cerimónia contará com a intervenção do presidente da EAAD, Paulo Cruz, e do vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, estando previsto o seu encerramento da sessão para as 18h00.
Está ainda prevista, no final da sessão, a inauguração da Feira de Trabalhos de Estudantes, organizada pelo Núcleo de Alunos de Arquitetura, Design e Artes, e ainda um Magusto de confraternização de toda a comunidade da EAAD.
A EAAD possui mais de 600 estudantes, 31 docentes de carreira, e sete técnicos, administrativos e de gestão. Tem múltiplos projetos nacionais e internacionais no ensino, investigação e interação com a sociedade nas áreas de Arquitetura, Design do Produto e Artes Visuais. O seu edifício, da autoria de F. Távora e J. B. Távora, sedia entidades como o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e o Centro de Estudos da Escola, o qual coordenou vários projetos e requalificações. A EAAD começou como Departamento Autónomo de Arquitetura (1996-2009) e, depois, Escola de Arquitetura (2009-2021).