Start-ups e interfaces da UMinho mostram-se em Guimarães
A Universidade do Minho, em Guimarães, recebe na quinta-feira Start-ups e interfaces, com destaque para a participação de Marques Mendes como orador principal da iniciativa “Inovar & Empreender”.
É uma montra do que de melhor se faz na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). A 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras inspiradoras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
A abertura é às 10h00, com uma visita institucional aos stands das jovens empresas e interfaces. Às 11h00, o comentador televisivo e político Luís Marques Mendes profere a palestra “Inovação e empreendedorismo como motor de desenvolvimento económico e social”.
Uma hora depois, vai ser apresentada a Agenda para a Inovação e o Empreendedorismo da EEUM, que procura incentivar e apoiar o know-how desta comunidade académica. Segue-se uma sessão de reconhecimento aos autores da primeira patente europeia da UMinho: Carlos Couto e Lubos Hes registaram um tipo de termómetro inovador em maio de 1993.
Marcações: Universidade do Minho