Carolina Vila-Chã tomou posse como directora da nova Escola do IPCA

images/fotoarquivo/2018/Educacao/IPCA/carolina_ipca.jpeg

Carolina Vila-Chã é a primeira Diretora da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB), a nova Escola do IPCA, que integra a licenciatura em Desporto.

A funcionar em Guimarães, na Rua de Vila Flôr, esta a criação da ESDBESB "representa um marco de inovação no panorama nacional e internacional, ao integrar na mesma unidade orgânica diferentes áreas do conhecimento". "A coexistência da área das ciências do desporto e dos sistemas biomédicos, num ambiente comum, permitirá potenciar uma atmosfera de aprendizagem única, em que a partilha de conhecimento e diferentes perspetivas sobre os desafios do mundo real serão elementos-chave para a criação de soluções inovadoras na área do desporto, e do exercício físico e bem-estar ao longo de todo ciclo de vida das pessoas", lê-se no comunicado da instituição.

Na tomada de posse que decorreu esta manhã, no Campus, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, felicitou a nova directora, "confiante de que a Escola surge num momento em que as áreas do desporto e da saúde ganham um protagonismo renovado, tanto em termos de políticas públicas como de interesse social". “Estamos certos de que a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA se tornará um espaço de excelência, inovação e investigação, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e para a formação de profissionais que farão a diferença na sociedade” pode ler-se na mesma nota.

Na sua intervenção, Carolina Vila-Chã destacou a importância do “crescimento da instituição e do seu impacto na comunidade, agora através das áreas da atividade física, do desporto e do bem-estar, em que os mais recentes avanços tecnológicos serão um importante aliado na formação de profissionais cada vez mais qualificados, capazes de desenvolver e dinamizar intervenções com real impacto na comunidade e, mais importante, na qualidade de vida das pessoas”. Nesta fase inicial de atividades da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, os desafios serão inúmeros, desde a criação de ambientes e infraestruturas adequados à formação de qualidade de futuros profissionais da área da atividade física e do desporto, até à criação, a curto prazo, de novos cursos que correspondam às necessidades reais da região. A Escola será também a primeira a arrancar fora do Campus do IPCA, pelo que a directora revelou que haverá um especial cuidado no acompanhamento dos estudantes para que se sintam integrados no espírito académico e no espírito do IPCA.

Marcações: IPCA

Imprimir Email