Aluna vimaranense é campeã Nacional do concurso Canguru Matemático sem fronteiras

A aluna vimaranense Francisca Canário Oliveira, do Colégio do Ave, sagrou-se campeã nacional do Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras.
Trata-se de um evento que assume um caráter internacional ao reunir personalidades do Mundo da Matemática de 46 países.


Francisca Oliveira, da turma A do 12º ano, classificou-se em 1º lugar nacional da categoria Estudante. Na mesma categoria, alunos do mesmo estabelecimento de ensino, obtiveram as seguintes classificações: José Silva foi 4º e Joana Sousa 5ª. Sofia Oliveira foi 7ª e Maria Clara Alves 15ª.
Este evento consistiu numa única prova de escolha múltipla com oito categorias, de acordo com as idades dos alunos. O nível de dificuldade em cada prova aumenta ao longo dos três grupos de questões, mas, em simultâneo, pretende-se que os alunos aumentem também o seu interesse e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

Nas 13 categorias do concurso, participaram na edição deste ano um total de 71.700.
O Concurso Canguru Matemático tem contribuído para a popularização e promoção da matemática nos jovens.
A organização deste concurso, em Portugal, está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

 


Marcações: Canguru Matemático

Imprimir Email