O uso de telemóveis na Escola foi o tema da final do Torneio de Retórica
A turma do 11º ano LH1 da Escola Secundária Martins Sarmento venceu a final do Torneio de Retórica, numa sessão em que defendeu o «sim» sobre o uso de telemóveis na escola.
Em debate estava o uso dos telemóveis durante os intervalos das aulas, com os alunos de Línguas e Humanidades a serem favoráveis à sua utilização e os de Ciências e Tecnologias a fazerem oposição.
Argumentos como a alienação, os problemas de saúde associados ao uso das tecnologias, o cyberbullying, entre outros, estiveram do lado dos adeptos do «não». O cercear das liberdades individuais, a tomada de decisão pelo outro, a não responsabilização dos jovens, e as competências adquiridas foram alguns dos tópicos que foram desenvolvidos pelos adeptos do «sim».
O Presidente da Câmara Municipal assistiu à final e depois de ouvir os argumentos expendidos, endereçou os parabéns a todos os participantes e organizadores do torneio.
“Parabéns a todos e ao torneio de retórica, uma iniciativa louvável que está já a ser replicada noutros concelhos”, disse.
Para o Edil, a vida em sociedade exige que as tomadas de posição sejam sustentadas com argumentos, o que requer investigação e pesquisa, e não pode prescindir da ciência enquanto motor do desenvolvimento do conhecimento. “Precisamos da ciência, do conhecimento, da filosofia, da literatura, e de todas as disciplinas do saber. Precisamos também de saber ouvir o outro. Pelo que vi e ouvi aqui, considero que temos jovens com grande capacidade argumentativa, o que perspectiva um futuro de concórdia”, concluiu.
O Torneio de Retórica é um projecto organizado pela Associação ASMAV em colaboração com as escolas secundárias Francisco de Holanda, Martins Sarmento, Santos Simões e Taipas, e que conta com o apoio do Município de Guimarães.