UMinho pronta para receber 5.000 estudantes do secundário

A Universidade do Minho (UMinho) está de portas abertas até sábado para receber cerca de cinco mil alunos do secundário.

No campus de Azurém, em Guimarães, está montado o palco para a UPA – UMinho de Portas Abertas, numa iniciativa que congrega uma mostra da oferta formativa (Mostra UPA) de todas as Escolas e Institutos da UMinho e dezenas de actividades para estudantes do ensino secundário. Uma "oportunidade" para mostrar o que a UMinho tem para oferecer, segundo o Reitor da UMinho.

"A expressão «UMinho de Portas Abertas» exprime bem a nossa intenção em relação ao evento. É uma oportunidade de mostrar aos potenciais estudantes o que a Universidade do Minho tem para lhes oferecer. Estão aqui as nossas 12 unidades orgânicas, professores, investigadores e, sobretudo, estudantes, que estão disponíveis para retirar dúvidas e partilhar experiências para que as suas escolhas futuras possam ser tão informadas quanto possível. É uma mostra da oferta formativa da Universidade do Minho e um momento para apresentar a própria Universidade", explicou Rui Vieira de Castro.

Sendo a UPA uma mostra que pretende dar a conhecer o que de melhor se produz na UMinho ao nível do ensino, investigação, cultura e desporto, esta edição volta a apostar nas actividades paralelas promovidas pelas Unidades Orgânicas. Assim, ao longo de três dias e um pouco por todo o campus universitário de Azurém, irão ser promovidas iniciativas que pretendem mostrar a diversidade de opções da UMinho. 

"Estão criados alguns projectos que são de alguma forma características das nossas unidades orgânicas. São esperados cerca de 5.00 estudantes de escolas secundárias. Esperamos que conversem connosco e que percebam um pouco da realidade da Universidade. As pessoas que nos visitam podem ter a certeza de que faremos o melhor que está ao nosso alcance para lhes proporcionar um melhor percurso académico possivel", acrescentou o Reitor da Universidade do Minho.

A visita inaugural integrou uma comitiva composta pelo reitor da UMinho, elementos da equipa reitoral, presidentes das Escolas e Institutos da UMinho e ainda representantes dos municípios de Braga e Guimarães, parceiros da iniciativa desde a sua primeira edição.

A Associação Académica da UMinho e os seus grupos culturais e o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho também marcam presença na Mostra.

Marcações: UMinho, portas abertas

Imprimir Email