Projecto de requalificação da EB 2,3 de São Torcato está concluído e foi apresentado à comunidade
O projecto de reabilitação e requalificação da EB 2,3 de São Torcato está concluído. O anúncio foi feito em comunicado emitido esta quinta-feira pela Câmara de Guimarães, onde realça que o projecto final resulta de várias reuniões entre a Autarquia, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST) e a direção da própria Escola.
Citado no comunicado enviado, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, indica que "pretende que 'o início desta obra aconteça o quanto antes, depois de ultrapassadas questões processuais como a aprovação do projeto e o lançamento do concurso para a obra”.
"Domingos Bragança destacou que o mais importante é garantir a 'comodidade, segurança e conforto térmico” do edifício, no sentido de proporcionar as melhores condições para os alunos e a comunidade escolar, através de uma profunda reformulação. “O projeto foi muito elogiado nesta reunião de apresentação. Propõe também uma boa solução estética e funcional da cobertura parcial do átrio da Escola e das áreas exteriores de Jardins e de aparcamento e da entrada principal. Estamos todos interessados em que esta obra avance o quanto antes, depois de alguns atrasos devido à situação de pandemia. Vamos fazer todos os possíveis para que esta obra tenha início, este ano, o mais breve possível', salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães", refere o comunicado.
A apresentação do projecto de arquitectura decorreu ontem numa sessão com os representantes do corpo docente, da direcção da escola, da associação de pais e autarcas das juntas de freguesia da área abrangente da escola, assim como do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, da Vereadora da Educação, Adelina Pinto e do arquiteto responsável pelo projecto, Filipe Vilas Boas.
De acordo com o Município, "o projecto apresentado visa a reabilitação, reorganização funcional e ampliação da escola EB2,3 São Torcato, de modo a proporcionar melhores condições de utilização ao nível de conforto, segurança, tornando o edifício mais sustentável, através das energias renováveis, reduzindo os seus gastos e consumos quer ao nível de utilização quer ao nível de manutenção".
Marcações: Guimarães, requalificação, EB 2/3 de São Torcato, projecto