Escola Hotel do IPCA poderá ficar instalada na Casa do Costeado na Cruz de Pedra
A Câmara de Guimarães, o Ministério da Ciência e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) estão a envidar esforços para criar em Guimarães uma Escola Hotel, vocacionada para a formação académica de nível superior nas áreas de Hotelaria e Cozinha.O equipamento poderá ficar localizado na zona da Cruz de Pedra, através da reabilitação de um edifício histórico singular - a Casa do Costeado. "É um conceito totalmente inovador e diferenciado de ensino e prestação de serviços", indicou o Presidente da Câmara, ao da conta que o Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, tem sido "o grande entusiasta do projecto que poderá beneficiar de fundos comunitários".
Domingos Bragança diz que estão em curso negociações com os proprietários da Casa do Costeado. "Espero que seja possível chegar a um entendimento, porque embora estejam sinalizados outros espaços, este era excepcional devido ao significado desse lugar para Guimarães", assumiu, ao dar conta que o projecto académico poderia beneficiar do investimento que será feito na requalificação dos fornos da Cruz de Pedra e da Ecovia que passará naquela zona para fazer a ligação à Horta Pedagógica.
O conceito de escola-hotel permite garantir a formação prática dos alunos numa perspectiva que associa a vertente comercial em equilíbrio com a componente pedagógica e a prestação de serviços. É que, a prestação desses serviços constitui uma actividade integrada na formação prática dos alunos.
Marcações: Educação