Centro de Computação Gráfica celebra esta quinta-feira Dia Mundial da Usabilidade
O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho assinala amanhã o Dia Mundial da Usabilidade, com um conjunto de palestras, vídeos e apresentações de projectos. A iniciativa decorre das 9h30 às 17h00, no auditório do CCG, no campus de Azurém, em Guimarães.O evento inclui intervenções de João Nuno Oliveira (CCG), Paolo Masci (Queen Mary University of London), Cláudia Pernencar (IADE), Luís Quental (Quotidian) e Marta Fernandez (Primavera). Pretende-se reflectir se a tecnologia está a responder diretamente aos problemas do ser humano, em temas como dispositivos médicos e criação de protótipos. Em paralelo, pode-se testar a usabilidade de pequenos produtos e conceitos, nomeadamente de Gabriela Jobim da Silva (superfícies sensoriais e interactivas) e do laboratório engageLab (interliga artes e tecnologia).
O Dia Mundial da Usabilidade visa sensibilizar a sociedade para a importância da usabilidade na educação, saúde, comunicação, privacidade e entretenimento. As iniciativas incluem, por exemplo, conferências e consultórios abertos de usabilidade ou de levantamento de necessidades.
O tema definido para este ano é «Inovação». Este Dia é comemorado desde 2005, sob o mote "Um telemóvel deve ser tão fácil de usar como a maçaneta de uma porta”. Uma década depois, as celebrações percorrem o mundo. As tecnologias evoluíram, mas os problemas de interacção permanecem, como o bloqueio do telemóvel ou da máquina de bilhetes de comboio.
Marcações: Educação