Centro de Computação Gráfica celebra esta quinta-feira Dia Mundial da Usabilidade

O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho assinala amanhã o Dia Mundial da Usabilidade, com um conjunto de palestras, vídeos e apresentações de projectos. A iniciativa decorre das 9h30 às 17h00, no auditório do CCG, no campus de Azurém, em Guimarães.

O evento inclui intervenções de João Nuno Oliveira (CCG), Paolo Masci (Queen Mary University of London), Cláudia Pernencar (IADE), Luís Quental (Quotidian) e Marta Fernandez (Primavera). Pretende-se reflectir se a tecnologia está a responder diretamente aos problemas do ser humano, em temas como dispositivos médicos e criação de protótipos. Em paralelo, pode-se testar a usabilidade de pequenos produtos e conceitos, nomeadamente de Gabriela Jobim da Silva (superfícies sensoriais e interactivas) e do laboratório engageLab (interliga artes e tecnologia).

O Dia Mundial da Usabilidade visa sensibilizar a sociedade para a importância da usabilidade na educação, saúde, comunicação, privacidade e entretenimento. As iniciativas incluem, por exemplo, conferências e consultórios abertos de usabilidade ou de levantamento de necessidades.

O tema definido para este ano é «Inovação». Este Dia é comemorado desde 2005, sob o mote "Um telemóvel deve ser tão fácil de usar como a maçaneta de uma porta”. Uma década depois, as celebrações percorrem o mundo. As tecnologias evoluíram, mas os problemas de interacção permanecem, como o bloqueio do telemóvel ou da máquina de bilhetes de comboio.

 

Marcações: Educação

Imprimir Email