Primeiro-Ministro visita esta sexta-feira PIEP em Guimarães
O Primeiro-Ministro, António Costa, vem hoje a Guimarães, às 11h30, para visitar as instalações do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), localizado no Campus de Azurém da Universidade do Minho.O governante estará acompanhado pelo Reitor da Uminho, António M. Cunha, e pelo Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança. A visita realiza-se depois de ser formalizada, na Reitoria, a segunda fase do projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), realizada em parceria pela Bosch Car Multimedia Portugal e a UMinho.
O projecto, considerado pelo Governo como sendo de interesse estratégico nacional, tem como foco o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade, estando previsto um investimento de cerca de 55 milhões de euros e o registo de 22 patentes até 2018. A primeira fase da parceria contou com um investimento de 19 milhões de euros entre 2012 e 2015, permitindo o registo de 12 patentes. A segunda fase, denominada “Innovative Car HMI”, vai exigir a contratação de mais de 90 novos engenheiros pela Bosch, com diversas especializações, e 170 bolseiros de diferentes Escolas da UMinho. Serão, no total, mais de 550 profissionais altamente qualificados a trabalhar exclusivamente no projecto.
O Instituto foi criado a 18 de abril de 2001, por iniciativa do setor de plásticos e moldes, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, através do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP-UM) e do IAPMEI. A actividade do PIEP tem como objetivos fundamentais contribuir para o reforço da competitividade da indústria de plásticos e moldes, através do desenvolvimento de tecnologias próprias e conceção de produtos inovadores, potenciar uma cultura e uma prática efetiva de I&DT no sector, disponibilizando os recursos humanos, a infraestrutura física e a informação técnica necessários, entre outros objectivos.
Marcações: Educação