Alunos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho desenvolvem protótipos todo-o-terreno

Dois alunos de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho estão a criar chassis para protótipos todo-o-terreno.

O objetivo é optimizar as estruturas em tubo, melhorando a fiabilidade, a rigidez, a relação peso-potência e as performances da viatura. O aluno Ricardo Botelho dedica a tese de mestrado a um novo chassis tubular para um veículo com tração traseira, equipado com motor BMW 25D 2.0 biturbo. O desempenho obtido – 1100 kg, 250cv, 500Nm de binário – traz vantagens face aos protótipos 4x4 do campeonato, também potentes mas mais pesados. Outra mais-valia é a velocidade de ponta atingir os 195 km/h.

Prevê-se ainda futuros estudos que envolvam a criação de modelos numéricos de amortecedores para ajudar a afinação do veículo e o desenvolvimento de reforços estruturais mais leves e eficazes. A empresa admite usar esta base para construir um carro de rali para o novo Grupo X, um campeonato nacional aberto a diversos tipos de bólides.

Por sua vez, o aluno Pedro Marques centra o seu projeto de mestrado num chassis tubular para um automóvel de competição com tração integral. A ideia passa por aumentar a rigidez do chassi existente de forma a torná-lo mais eficaz e com menor peso. O veículo com tração às 4 rodas é equipado com um motor BMW 3.0 litros biturbo, debitando 310 CV de potência e 700Nm de binário, sendo o principal handicap o peso, pois pretende-se que o peso máximo seja próximo do mínimo, de 1900kg, especificado no regulamento da Federação Internacional do Automóvel. Após um teste prévio nas 24 Horas de Fronteira (Alentejo), os dois estudantes executaram sucessivas simulações numéricas e ensaios experimentais nos laboratórios da UMinho.

As investigações mostram a ligação entre o conhecimento produzido na Escola de Engenharia da UMinho e as necessidades do mercado, quer nos chassis como na mecânica e no design. O trabalho está a ser desenvolvido em parceria com a DEPieres, empresa que nasceu há 25 anos em Penafiel e fabrica chassis e protótipos de competição, muitos deles presentes em provas de renome, como por exemplo a Baja Portalegre 500 e com pilotos de 4x4 como o polaco Marcin Lukaszewski.

 

Marcações: Educação

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