Biblioteca Nuno Portas inaugurada na Escola de Arquitectura da Uminho
A Biblioteca Nuno Portas, com o espólio deste arquiteto e urbanista, vai ser inaugurada esta quinta-feira na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães. A iniciativa insere-se nas comemorações do 17º aniversário daquela Escola.Numa sessão solene agendada para as 18 horas, estão previstas intervenções de Nuno Portas, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Escola de Arquitectura (EAUM), Vincenzo Riso, e do Reitor António Cunha. Prevê ainda a entrega dos prémios escolares, bem como a aula inaugural do mestrado integrado em Arquitetura, precisamente a cargo de Nuno Portas.
O valioso espólio bibliográfico e documental de Nuno Portas ficará no 1º piso do edifício da EAUM (desenhado por Fernando Távora e J. B. Távora), distinguindo assim esta academia e enriquecendo o seu património. Os milhares de exemplares, já tratados e catalogados, refletem o trabalho de seleção, recolha, pesquisa e estudo de uma vida. A EAUM considera um motivo de grande orgulho, mas também de acrescida responsabilidade, o privilégio de acolher e permitir o acesso a este tesouro por alunos, investigadores e demais interessados.
Nuno Portas ajudou na construção da EAUM, formou boa parte dos seus docentes e participa em atividades para melhorar os projectos desta Escola. Tem uma ligação de três décadas à região, nomeadamente como consultor do Município de Guimarães e dos planos de ordenamento do Vale do Ave. Recebeu a Grande Cruz da Ordem do Infante e o Prémio Abercrombie, entre outros, foi consultor da ONU e UE e colaborou em planos territoriais de quatro continentes. É professor emérito da Universidade do Porto e doutor honoris causa pela UMinho, pelo Politécnico de Milão e pela Universidade de Aveiro. No pós-Abril de 1974 fez parte dos três primeiros governos provisórios como secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Publicou inúmeros livros, artigos e dedica-se à investigação e produção teórica, sendo o presidente da associação EUROPAN Portugal.
As comemorações iniciam-se já esta quarta-feira, com um ciclo de filmes realizados para o projecto "Rutura Silenciosa - Interseções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960 - 74", em exibição até dia 6. O programa destaca ainda no dia 5, às 18h, a aula inaugural do curso de Design de Produto, com o arquiteto José Carvalho Araújo, e no dia 13, às 18h, a palestra Projectos Recentes, do multipremiado arquitecto Eduardo Souto Moura.
Marcações: Educação