Alunos da Martins Sarmento aplicam conhecimentos na confecção de queijos

Os alunos do 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Martins Sarmento, decidiram aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Biologia na confecção de queijos variados. Estas experiências foram desenvolvidas no âmbito da aprendizagem dos conteúdos programáticos relacionados com os microorganismos e produção de alimentos, em estreita colaboração com os alunos e docentes do Curso Profissional de Restauração.
“Dentro dos trabalhos que podiam escolher, os alunos decidiram elaborar diferentes tipos de queijos”, explicou a professora Frederica Sampaio, acrescentando que a actividade obrigou à realização de um aturado processo de pesquisa.
Cumprida essa etapa de obtenção de conhecimentos, a cozinha pedagógica existente naquele estabelecimento de ensino transformou-se numa espécie de laboratório experimental. “As receitas foram desenvolvidas em obediência a procedimentos orientados à luz dos conhecimentos da disciplina de biologia”, referiu a docente que supervisionou a actividade, fazendo questão de destacar o envolvimento no projecto manifestado pelos docentes e alunos do Curso Profissional de Restauração.
A actividade realizou-se na semana passada, culminando com uma mostra dos diferentes tipos de queijo confeccionado. Numa sessão de degustação, os alunos deram a conhecer a aplicação dos seus conhecimentos, por exemplo, na elaboração de queijo fresco, queijo de chocolate e queijo de avelã e noz. Esta experiência totalmente realizada com produtos naturais entusiasmou os estudantes que tiveram oportunidade de verificar como técnicas tradicionais são aplicadas na indústria alimentar.



Marcações: Educação

Imprimir Email