Seis escolas vão produzir energia com painéis solares

Depois da Autarquia vimaranense ter obtido a necessária licença, abriu um concurso para que empresas da especialidade se pudessem candidatar à instalação de painéis solares, rentabilizando o investimento através da produção de energia.
A partir do dia 2 de Outubro, os sistemas ficam operacionais nos telhados dos estabelecimentos de ensino seleccionados para integrar o projecto.
O Vereador do Departamento de Obras Municipais, Domingos Bragança, referiu que o investimento não tem custos para o Município, revertendo 10 por cento da facturação para os cofres camarários.
No sentido de promover a eficiência energética dos edifícios, Domingos Bragança acrescenta que a Câmara de Guimarães já realizou 30 auditorias a estabelecimentos escolares com o objectivo de reduzir os actuais consumos. O mesmo se verificou em alguns equipamentos municipais, como o Complexo de Piscinas, o Multiusos, a Central de Camionagem e o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. São os edifícios com maior consumo energético, esclareceu Domingos Bragança, ao precisar que serão implementadas medidas correctivas para minimizar os gastos, passando pela colocação de painéis solares.
Com a mesma finalidade de poupança e promoção da eficiência energética, a Autarquia vimaranense apresentou uma candidatura com o objectivo de instalar fluxos de regulação nos postes de iluminação pública, permitindo que a intensidade do foco luminoso seja reduzida a determinada hora. Calcula-se que poderemos poupar cerca de 40 por cento do actual consumo, precisou.
Marcações: Educação