“De Guimarães para o mundo” - Modelo de transferência de conhecimento da Fibrenamics reconhecido pela União Europeia

O modelo de transferência de conhecimento para as empresas desenvolvido pela Associação Fibrenamics é um caso de estudo da União Europeia. Um reconhecimento que tem contribuído para a afirmação deste centro de tecnologia e inovação no panorama nacional e internacional.

Com sede no campus de Azurém, da Universidade do Minho, a Fibrenamics vai partilhar as futuras instalações da Fábrica do Arquinho com a Escola de Engenharia Aeroespacial. Ontem, na reunião do Executivo vimaranense, Raúl Fangueiro, Presidente da Associação, apresentou à vereação alguns exemplos de transferência do conhecimento para o tecido empresarial, na sequência da iniciativa da Uminho de "converter a ciência em tecnologias inovadoras", iniciada com o "projeto ciência viva (2011-2013) com a função de comunicar ciência, tecnologia e conhecimento, no âmbito das fibras e compósitos". "Aquilo que fazíamos ficava preso nos laboratórios, não tinha impacto no tecido empresarial e o cidadão não tinha noção do que se fazia na Universidade", observou Raul Fangueiro

"O projecto de inovação e ciência passou entre 2014-2018 a ser uma plataforma de ligação da universidade às empresas. Rapidamente criamos uma comunidade de trabalho de 350 empresas - a Fibrenamics - que deu origem em 2019 à Associação, constituída como interface da Uminho, integrando a Câmara de Guimarães pelo seu papel "sempre activo".

"A nossa sede é em Guimarães. Trabalhamos de Guimarães para o mundo, num modelo de valorização e transferência de conhecimento inovador, orientado para a atracção de entidades internacionais", explicou, precisando que envolve 4 mil e 200 membros, e foram criados 70 produtos inovadores, 500 parceiros, 25 projetos I&D e registadas 45 patentes.

"A Fibrenamics está no campus de Azurém, com a expectativa das novas instalações", vincou o responsável, acrescentando que "é um modelo reconhecido, um caso de estudo pela União Europeia como modelo de transferência de conhecimento para as empresas".

"O posicionamento internacional é fundamental para percebermos o que está a acontecer. Por isso, fazemos parte de vários clusters, somos geradores de criação de redes com as iniciativas que organizamos", frisou, ao partilhar com a vereação vários exemplos de transformação de conhecimento em produtos relacionados com vários sectores de atividade: peúgas com eletroestimulação, para promover a recuperação mais rápida de um atleta que tenha uma lesão; valorização de resíduos têxteis, de madeira e de plásticos, numa lógica de integração em outras cadeias de valor; vestuário interior para incontinência reutilizável; parceria com Ministério da Defesa no desenvolvimento do colete balístico, capacete e joelheiras, produtos utilizados no Iraque e na República Centro Africana; e a 1º garrafa 100 por cento biodegradável à base de algas, com a Fundação Mirpuri".

O responsável indicou que "a Fibrenamics está envolvida em cinco projectos das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência: dois ligados ao sector têxtil, um relacionado com recuperação de água e utilização de fibras naturais emergentes, como cânhamo e o ananás; um ligado ao sector automóvel; e outro relacionado com utilização de recursos marinhos.

No final da apresentação, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, reiterou o compromisso do Município com a reabilitação das instalações da antiga Fábrica do Arquinho, estando a ser elaborado o projecto.

Marcações: Fibrenamics, reunião do executivo , Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, transferência de conhecimento

Imprimir Email