Mais de 480 M€ levantados nas caixas multibanco em 2019

images/fotoarquivo/2018/multibanco.jpg

Ao longo de todo o ano de 2019 foram levantados nas caixas de multibanco 480 milhões 338 mil e 685 euros, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, o que faz uma média superior aos 40 milhões de euros mensais segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Quando comparamos os levantamentos em 2019 com o período homólogo do ano anterior verificamos que no último ano o valor de levantamentos é superior em mais de 11 milhões de euros, ou seja, podemos concluir que há mais dinheiro a ser levantado em Guimarães e, presumivelmente, a circular na nossa economia. 

De resto, no último mês de 2019 foram levantados mais de 49 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 25,6% em relação a Novembro.

Guimarães segue os registos dos dois concelhos vizinhos - Braga e Famalicão -, mantendo-se num lugar intermédio. No último ano, em Braga foram levantados quase mais de 80 milhões de euros do que na Cidade-Berço, enquanto o concelho de Famalicão registou menos 11 milhões de euros em levantamentos nas caixas multibanco. Uma diferença explicada pelo número de habitantes dos três concelhos, mas que comprovam a existência de mais movimento de dinheiro na região, o que pode indiciar mais actividade económica local.  

A Cidade-Berço viu também no último ano reduzir o número de caixas de multibanco no Concelho. No final de 2018, Guimarães tinha ao seu dispor 151 caixas de multibanco, menos três que em 2017.

Já as compras através de terminais de pagamento automático em Guimarães ultrapassaram os 467 milhões de euros em 2019, uma aumento de 9,6% em relação ao ano anterior. No último mês 2019 registaram-se mais de 54 milhões de euros em pagamentos automáticos no nosso Concelho, um aumento de 32,5% em comparação com Novembro.

Marcações: Economia, multiltural

Imprimir Email