Comércio têxtil europeu em análise na UMinho
A Universidade do Minho acolheu esta quinta-feira, o workshop «Comércio têxtil na União Europeia: quão diferente é do comércio com o resto do mundo?». Trata-se de uma iniciativa que faz parte do ciclo de conferências «Start Europe» e que contou com a participação de representantes de várias empresas.
Paulo Vaz, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, lembrou a importância das questões regulamentares na União Europeia para as empresas para definirem estratégias de exportações. "A União Europeia é o espaço económico mais livre do mundo e o espaço mais pró-activo para pactos económicos", afirmou Paulo Vaz.
Já José Campos e Matos, da Associação Nacional de Jovens Empresários, afirmou que "Portugal precisa de aumentar a sua capacidade exportadora" e alertou para os" novos desafios resultantes da estagnação da economia na União Europeia".
O workshop pretendeu também apresentar as diferenças entre o comércio intracomunitário e com o resto do mundo, em particular as respectivas exigências nos sectores do têxtil, vestuário, moda, calçado e acessórios.
Marcações: Universidade do Minho, têxtil